
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/801
Título: | Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa: estudo de caso da UniVLi |
Autor(es): | Andrade, Ana Luiza Ramos Motta, Bruna Campos Soares Silva Santana, Jaime Ygor Pimentel de Machado, Lorene Silva Carvalho, Paula Santoro Neiva de Rocha, Roberta Scott Cunha, Tiago Henrique da Bohn, Washington Renan |
E-mail: | analuizaandrade026@gmail.com brunacssmotta@hotmail.com jaimeygor@gmail.com lorysm2011@hotmail.com paulasncarvalho@gmail.com betascoƩ@gmail.com tiago.cunha@voeazul.com.br wrbohnn@hotmail.com |
Orientador: | Baroni, Rodrigo |
Número da turma: | RH - T04 |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | ANDRADE, Ana Luiza Ramos et al.Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa: estudo de caso da UniVLi. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2024. |
Resumo: | O documento trata de um projeto de implementação de Inteligência Artificial (IA) na educação corporativa da VLI, uma empresa de logística brasileira. O objetivo central do projeto é especificar uma plataforma all-in-one para aprimorar a criação, personalização e eficácia dos treinamentos oferecidos pela universidade corporativa UniVLi, integrando IA para otimizar processos educacionais e apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. As Bases Conceituais compreendem conceitos sobre educação corporativa, pedagogia organizacional, e o papel da IA na indústria 4.0 são abordados, destacando como a IA e a gestão por competências podem transformar o desenvolvimento de competências e a gestão do conhecimento nas organizações. Na sequência, o capítulo de Metodologia descreve a pesquisa como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa para analisar o uso da IA na educação corporativa. As Realidades Empresariais incluem benchmarkings com a Localiza e Azul Linhas Aéreas, exemplificando a adoção de IA em processos educacionais para personalização de aprendizado, engajamento e otimização de treinamentos. A Realidade Atual da Empresa contém o diagnóstico da situação na VLI, onde a educação corporativa ainda utiliza modelos tradicionais e apresenta limitações em coleta de dados e uso de IA, mas com interesse em avançar. A Proposta de Solução envolve a especificação da plataforma all-in-one com sugestão de implementação de IA na UniVLi, com tecnologias que permitam a criação de conteúdo adaptativo, automatização de tarefas administrativas e uso de analytics para tomada de decisão estratégica. A Implantação do Projeto prevê o uso da metodologia ADKAR para gestão da mudança, com etapas de conscientização, desejo, conhecimento, habilidade e reforço para facilitar a aceitação e uso da nova plataforma de IA. O projeto visa aumentar a eficiência e reduzir custos na formação de colaboradores, além de promover uma cultura de aprendizado contínuo. A IA será usada para personalizar treinamentos, gamificar o aprendizado e fornecer feedback em tempo real, criando um ambiente mais interativo e alinhado às necessidades operacionais da VLI. |
Palavras-chave: | Educação corporativa Universidade corporativa Inteligência artificial |
Cidade: | Belo Horizonte |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2024. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Recursos Humanos (RH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa - estudo de caso da UniVLi.pdf | 751.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.