Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/801
Título: Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa: estudo de caso da UniVLi
Autor(es): Andrade, Ana Luiza Ramos
Motta, Bruna Campos Soares Silva
Santana, Jaime Ygor Pimentel de
Machado, Lorene Silva
Carvalho, Paula Santoro Neiva de
Rocha, Roberta Scott
Cunha, Tiago Henrique da
Bohn, Washington Renan
E-mail: analuizaandrade026@gmail.com
brunacssmotta@hotmail.com
jaimeygor@gmail.com
lorysm2011@hotmail.com
paulasncarvalho@gmail.com
betascoƩ@gmail.com
tiago.cunha@voeazul.com.br
wrbohnn@hotmail.com
Orientador: Baroni, Rodrigo
Número da turma: RH - T04
Data do documento: 2024
Citação: ANDRADE, Ana Luiza Ramos et al.Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa: estudo de caso da UniVLi. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2024.
Resumo: O documento trata de um projeto de implementação de Inteligência Artificial (IA) na educação corporativa da VLI, uma empresa de logística brasileira. O objetivo central do projeto é especificar uma plataforma all-in-one para aprimorar a criação, personalização e eficácia dos treinamentos oferecidos pela universidade corporativa UniVLi, integrando IA para otimizar processos educacionais e apoiar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. As Bases Conceituais compreendem conceitos sobre educação corporativa, pedagogia organizacional, e o papel da IA na indústria 4.0 são abordados, destacando como a IA e a gestão por competências podem transformar o desenvolvimento de competências e a gestão do conhecimento nas organizações. Na sequência, o capítulo de Metodologia descreve a pesquisa como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa para analisar o uso da IA na educação corporativa. As Realidades Empresariais incluem benchmarkings com a Localiza e Azul Linhas Aéreas, exemplificando a adoção de IA em processos educacionais para personalização de aprendizado, engajamento e otimização de treinamentos. A Realidade Atual da Empresa contém o diagnóstico da situação na VLI, onde a educação corporativa ainda utiliza modelos tradicionais e apresenta limitações em coleta de dados e uso de IA, mas com interesse em avançar. A Proposta de Solução envolve a especificação da plataforma all-in-one com sugestão de implementação de IA na UniVLi, com tecnologias que permitam a criação de conteúdo adaptativo, automatização de tarefas administrativas e uso de analytics para tomada de decisão estratégica. A Implantação do Projeto prevê o uso da metodologia ADKAR para gestão da mudança, com etapas de conscientização, desejo, conhecimento, habilidade e reforço para facilitar a aceitação e uso da nova plataforma de IA. O projeto visa aumentar a eficiência e reduzir custos na formação de colaboradores, além de promover uma cultura de aprendizado contínuo. A IA será usada para personalizar treinamentos, gamificar o aprendizado e fornecer feedback em tempo real, criando um ambiente mais interativo e alinhado às necessidades operacionais da VLI.
Palavras-chave: Educação corporativa
Universidade corporativa
Inteligência artificial
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2024.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implementação de inteligência artificial (IA) na educação corporativa - estudo de caso da UniVLi.pdf751.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.