Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/658
Título: Manufatura aditiva: encurtar a cadeia logística, fornecendo peças de reposição automotivas
Autor(es): Ribeiro, Henrique Vilela
Ribeiro, Júlio César Luiz
Siqueira, Marcelo Alves de
Galis Junior, Oswaldo
Pinto, Rafael do Carmo
Soares, Ricardo de Mello
E-mail: henriqvr@gmail.com
julioclribeiro@yahoo.com.br
marcelo.alves.siqueira@gmail.com
oswaldogalisjr@gmail.com
rafael.carmo.pinto@gmail.com
ricardosoares.adv@hotmail.com
Orientador: Pereira Junior, José Fernando
Número da turma: GN - T52
Data do documento: 2022
Citação: RIBEIRO, Henrique Vilela et al. Manufatura aditiva: encurtar a cadeia logística, fornecendo peças de reposição automotivas. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: As empresas que operam o transporte público de passageiros vêm enfrentando, nos últimos anos, os mais diversos desafios, seja sob perspectivas financeiras (diante de um setor que acumula prejuízos bilionários ao longo dos últimos anos), seja sob o ponto de vista do aumento do transporte individual motorizado (que também traz prejuízos nas condições de mobilidade dos centros urbanos). Diante do cenário ora ilustrado, há uma grande predominância no uso do transporte coletivo realizado por ônibus, com mais de 85% do total das viagens. O referido modal atende mais de 2.700 cidades ao redor do Brasil, por meio de serviços organizados de transporte público, com uma frota superior a 107.000 veículos e idade média de cerca de 6 anos de uso. Para atender as mais de 27 milhões de viagens médias realizadas por dia no país, as mais de 1.700 empresas operadoras são desafiadas a encontrar formas mais eficientes e desenvolver diferenciais competitivos para a sustentação de suas operações e atendimento deste serviço essencial para a sociedade. As metodologias exploradas neste estudo estão diretamente relacionadas com esta necessidade e expectativas, visando ao desenvolvimento de fornecimento de peças de reposição para os ônibus que operam no sistema público de transporte coletivo, através do processo de manufatura aditiva, sendo este um processo alternativo de encurtamento da cadeira de fornecimento das partes, uma vez que a matéria-prima é única para as mais vastas aplicações, ao passo em que o fornecimento das peças pode ser efetuado de forma independente de grandes estoques e fornecedores, atendendo, assim, as necessidades operacionais e ampliação da disponibilidade dos ativos, de forma mais sustentável no aspecto econômico, combinado com um menor impacto ambiental, por meio da redução da pegada de carbono oriunda da logística dessas peças.
Palavras-chave: Transporte público
Mobilidade urbana
Manufatura aditiva
Impressão 3D
Gestão de custos
Eficiência operacional
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manufatura aditiva - encurtar a cadeia logística, fornecendo peças de reposição automotivas.pdf3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.