Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira Junior, José Fernando-
dc.contributor.authorRibeiro, Henrique Vilela-
dc.contributor.authorRibeiro, Júlio César Luiz-
dc.contributor.authorSiqueira, Marcelo Alves de-
dc.contributor.authorGalis Junior, Oswaldo-
dc.contributor.authorPinto, Rafael do Carmo-
dc.contributor.authorSoares, Ricardo de Mello-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:08:19Z-
dc.date.available2023-09-01T18:08:19Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationRIBEIRO, Henrique Vilela et al. Manufatura aditiva: encurtar a cadeia logística, fornecendo peças de reposição automotivas. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/658-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.subjectTransporte públicoen_US
dc.subjectMobilidade urbanaen_US
dc.subjectManufatura aditivaen_US
dc.subjectImpressão 3Den_US
dc.subjectGestão de custosen_US
dc.subjectEficiência operacionalen_US
dc.titleManufatura aditiva: encurtar a cadeia logística, fornecendo peças de reposição automotivasen_US
dc.contributor.emailhenriqvr@gmail.comen_US
dc.contributor.emailjulioclribeiro@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailmarcelo.alves.siqueira@gmail.comen_US
dc.contributor.emailoswaldogalisjr@gmail.comen_US
dc.contributor.emailrafael.carmo.pinto@gmail.comen_US
dc.contributor.emailricardosoares.adv@hotmail.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.description.resumoAs empresas que operam o transporte público de passageiros vêm enfrentando, nos últimos anos, os mais diversos desafios, seja sob perspectivas financeiras (diante de um setor que acumula prejuízos bilionários ao longo dos últimos anos), seja sob o ponto de vista do aumento do transporte individual motorizado (que também traz prejuízos nas condições de mobilidade dos centros urbanos). Diante do cenário ora ilustrado, há uma grande predominância no uso do transporte coletivo realizado por ônibus, com mais de 85% do total das viagens. O referido modal atende mais de 2.700 cidades ao redor do Brasil, por meio de serviços organizados de transporte público, com uma frota superior a 107.000 veículos e idade média de cerca de 6 anos de uso. Para atender as mais de 27 milhões de viagens médias realizadas por dia no país, as mais de 1.700 empresas operadoras são desafiadas a encontrar formas mais eficientes e desenvolver diferenciais competitivos para a sustentação de suas operações e atendimento deste serviço essencial para a sociedade. As metodologias exploradas neste estudo estão diretamente relacionadas com esta necessidade e expectativas, visando ao desenvolvimento de fornecimento de peças de reposição para os ônibus que operam no sistema público de transporte coletivo, através do processo de manufatura aditiva, sendo este um processo alternativo de encurtamento da cadeira de fornecimento das partes, uma vez que a matéria-prima é única para as mais vastas aplicações, ao passo em que o fornecimento das peças pode ser efetuado de forma independente de grandes estoques e fornecedores, atendendo, assim, as necessidades operacionais e ampliação da disponibilidade dos ativos, de forma mais sustentável no aspecto econômico, combinado com um menor impacto ambiental, por meio da redução da pegada de carbono oriunda da logística dessas peças.en_US
dc.description.classGN - T52en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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