Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/653
Título: O onboarding no setor de transporte de cargas: o processo de integração de novos colaboradores no setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro - um modelo que promove engajamento, performance individual e retenção
Autor(es): Velame, Gabriela
Zinato, Hellen
Gomes, Hermes
Braga, Paula
Detofano, Ricardo
E-mail: gabriela@mmedeiros.com.br
hellenzinato@yahoo.com.br
hermesgomes@sestsenat.org.br
paulithabraga@gmail.com
detofanor@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: RH - T03
Data do documento: 2023
Citação: VELAME, Gabriela et al. O onboarding no setor de transporte de cargas: o processo de integração de novos colaboradores no setor de transporte rodoviário de cargas brasileiro - um modelo que promove engajamento, performance individual e retenção. 2023. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Resumo: A gestão de Pessoas vem sendo elevada como tema central e estratégico dentro das organizações, diante de um cenário cada vez mais frequente de mudanças sociais, legais e tecnológicas que impactam, sobretudo, o comportamento humano, e, portanto, a performance das empresas. Retenção de talentos e engajamento dos colaboradores é o que se busca na corrida incansável pelo aperfeiçoamento das ferramentas de gestão de pessoas, e nada mais coerente do que empreender energia para refletir acerca do primeiro passo dos novos entrantes na empresa, pois esse momento tem sido percebido como um período-chave para definir os rumos de toda a sua jornada e, principalmente, da sua adaptação ou não à organização nas primeiras semanas. Conforme pesquisa realizada no presente estudo, 65,1% das empresas de transporte de cargas no Brasil enfrentam a escassez e a rotatividade de motoristas em seu quadro de funcionários, cenário que vem ameaçando o core do próprio negócio, tornando-se imperiosa a concentração de esforços sobre esse tema. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é propor um modelo de integração de novos colaboradores que estimule a retenção, o engajamento, o pertencimento e a performance individual, através da realização de um programa de Onboarding direcionado às organizações de transporte. Para tanto, o estudo leva em consideração as dinâmicas utilizadas pelas empresas que são referência no assunto, os impactos disso na performance individual dos seus colaboradores, o comportamento das taxas de turnover em relação ao tema e, ainda, os demais resultados atingidos de modo tangível e intangível, que giram em torno do processo, transformando para melhor o clima e a cultura das organizações.
Palavras-chave: Transporte
Motorista
Onboarding
Retenção
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.