Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/649
Título: People analytics e a gestão de pessoas: um modelo para melhoria do desenvolvimento das lideranças no setor aéreo brasileiro
Autor(es): Galdino, Aline
Tomé, Ana
Souza, Irlan Pereira de
Siqueira, Lucia
Hernandez, Priscila
Poubel, Simone
E-mail: aline.galdino@latam.com
ana.tome@bravolog.com.br
irlansouza66@gmail.com
lucia.carlos@uol.com.br
pri_hernandez@hotmail.com
simone.poubel@gmail.com
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: RH - T03
Data do documento: 2023
Citação: GALDINO, Aline et al. People analytics e a gestão de pessoas: um modelo para melhoria do desenvolvimento das lideranças no setor aéreo brasileiro. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Resumo: O People Analytics é um tema novo no campo das produções cientificas, com produção discreta até 2015, e encontra-se em desenvolvimento na Academia a no mundo Corporativo. Os dados estão disponíveis nas empresas do setor aéreo, mas não totalmente estruturados e organizados de forma que possam se tornar uma vantagem competitiva à medida que são transformados em informações que melhor direcionam as empresas no mercado, em especial neste projeto para o desenvolvimento da liderança. Com o uso da metodologia do People Analytics as discussões sobre pessoas deixam de ter como base a intuição e a percepção dos envolvidos no tema, e o cenário se transforma trazendo maior clareza nas decisões e direcionamento mais assertivo para as capacitações. Diante de tamanhos desafios em um setor altamente competitivo como o setor aéreo, potencializa-se a importância de uma liderança de alta performance para a sustentabilidade do negócio e o alcance de resultados extraordinários. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar como implementar o People Analytics para o desenvolvimento da liderança, baseado na construção de uma ferramenta com os dados estruturados e organizados, para análises, possibilitando identificar as competências necessárias e conectá-las a um plano educacional para desenvolvimento, monitoramento da evolução e acompanhamento do progresso dos líderes, de forma que as empresas possam se tornar um diferencial competitivo à medida que transformam os dados em informações e melhor direcionam o desenvolvimento e a capacitação da liderança alinhados à estratégia do negócio.
Palavras-chave: People analytics
Liderança
Desenvolvimento
Competências
Dados
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.