Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/648
Título: Um modelo de gestão do desempenho para a ANR Transportes Rodoviários Ltda
Autor(es): Okamatsu, Alda Akemi
Lapa, Daniela Aparecida
Martins, Lucimara Ribeiro
Loureiro, Marcia Crespilho
Trevizao, Róger de Freitas Moreno
Coelho, Vivian Cardoso Malta Valente
E-mail: aak.okam33@gmail.com
dani.aplapa@gmail.com
martinsmartinsmara@gmail.com
mcloureiro76@gmail.com
rogermorenosp@gmail.com
vicamalta019@gmail.com
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: RH - T03
Data do documento: 2023
Citação: OKAMATSU, Alda Akemi et al. Um modelo de gestão do desempenho para a ANR Transportes Rodoviários Ltda. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Resumo: Ao analisar os resultados recentes das instituições em que o grupo de autores deste projeto atuam, percebeu-se que a gestão de desempenho tem um papel muito importante nas organizações, além de alicerçar a tomada de decisão em um mercado amplamente competitivo. A gestão de desempenho prevê ações que visam mitigar os problemas existentes quanto à escassez de profissionais qualificados, aumentando a aderência na atuação alinhada à estratégia organizacional, bem como estimula, engaja e retém seus profissionais na busca de resultados de excelência. Com este olhar, os colaboradores de uma instituição tornam-se responsáveis por apoiar na percepção de valor agregado pelos serviços prestados ao cliente final. Compreender e analisar corretamente o desempenho dos profissionais torna-se estratégico para qualquer instituição. No transporte de cargas, o desempenho do motorista impacta diretamente nos resultados organizacionais, pois ele é quem estará diretamente se relacionando com o cliente no dia a dia. O estudo de caso envolveu a empresa ANR Transportes Rodoviários Ltda, que realiza algumas ações quanto à gestão do desempenho, porém com dificuldades quanto ao desenvolvimento de seus profissionais, principalmente por não haver o engajamento esperado no programa praticado atualmente. O objetivo geral deste estudo foi sugerir um Modelo de Gestão do desempenho para os motoristas da ANR. Para isso, foi analisado o programa atual de gestão do desempenho da ANR, por meio de pesquisa documental e entrevista qualitativa com executivo da organização e com o RH. Sob a luz de bases conceituais e benchmarking com empresas do mercado, foi proposto um Modelo de Gestão do desempenho, com novas ações e melhoria das ações já existentes, a fim de alcançar resultados mais assertivos e torná-los fonte de dados para tomadas de decisões estratégicas. A partir de etapas de implantação, espera-se dar, ao time de colaboradores, maior clareza de propósito e compreensão dos objetivos da gestão do desempenho, direcionando as ações internas para o desenvolvimento e reconhecimento dos motoristas, aumentando assim o nível de engajamento com as ações propostas. Apesar de ter sido elaborado para a ANR, entende-se que, com as devidas adaptações, o Modelo pode ser aplicado a outras organizações do mesmo segmento.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Avaliação de desempenho
Desempenho
Estratégia
Engajamento
Reconhecimento
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um modelo de gestão do desempenho para a ANR Transportes Rodoviários Ltda.pdf2.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.