Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/64
Título: Escritórios de representação: metodologia para implantação do escritório da CNT na Alemanha
Autor(es): Loures, Ana Flávia de Sousa e
Brito, Diego Barbosa de Faria
Chagas, Eugênio Tiago
Neves, Gisa Barbosa Gambogi
Andrade, Gustavo Henrique Alves de
Carvalho, Harley Leonardo de Andrade
E-mail: anaflavia@gbaa.com.br
diegofaria12@hotmail.com
tiagochagas@yahoo.com.br
gisagambogi@gmail.com
gustavo@4seguros.com.br
andradeharley@gmail.com
Orientador: Baroni, Rodrigo
Número da turma: GN - T04
Data do documento: 2015
Citação: LOURES, Ana Flávia de Sousa et al. Escritórios de representação: metodologia para implantação do escritório da CNT na Alemanha. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.
Resumo: Há um consenso crescente que a maneira mais eficiente e poderosa para trocar tecnologia e conhecimento é pelo compartilhamento sistemático das melhores práticas, as quais são produto das ações que geraram bons resultados em situação controlada. Conhecendo as carências tecnológicas do setor de transporte em seus diversos modais, a Confederação Nacional dos Transportes – CNT decidiu estrategicamente que a melhor forma de transferir tecnologias para o transportador brasileiro é por meio de pesquisa e benchmarking de outros mercados, atraindo investimentos estrangeiros, visando suprir a carência do setor de infraestrutura de transportes no Brasil. Considerando que já existe um escritório de representação na China, o próximo objetivo é a implantação do escritório no mercado europeu, especificamente na Alemanha. A metodologia utilizada para o presente projeto compreendeu pelo diagnóstico da realidade atual da CNT, pesquisas bibliográficas sobre transferência de conhecimento e escritório de projetos, Benchmarking, e consulta ao acervo interno. Após a avaliação das variáveis, concluiu-se que a melhor opção para a implantação do escritório de representação é em Berlim, que além de capital se destaca na difusão de informação, cultura e tecnologia. Na política, abriga representantes de quase todos os países do mundo. O presente projeto compreende o plano de ação para a implantação do escritório de representação.
Palavras-chave: Escritório de representação
Transferência de conhecimento
Escritório de projetos
Transporte
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escritórios de representação - metodologia para implantação do escritório da CNT na Alemanha.pdf950.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.