Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/600
Título: Gestão e desempenho: um modelo que promova a profissionalização da gestão das empresas familiares do transporte rodoviário de cargas
Autor(es): Andrade, Joelma Duarte
Silva, Lilyan Ribeiro dos Santos
Melo, Luciano Cordeiro de
Teixeira, Milene Gabriele Vieira
Silva Junior, Paulo Batista da
Costa, Renata Oliveira da
E-mail: joelma@confins.com.br
lilyansilva@grupocsc.com.br
lcmelo@cbtu.gov.br
rh@expressounir.com.br
paulo.junior@agillestrans.com.br
renataoliveiracosta2016@outlook.com
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: RH - T02
Data do documento: 2022
Citação: ANDRADE, Joelma Duarte et al. Gestão e desempenho: um modelo que promova a profissionalização da gestão das empresas familiares do transporte rodoviário de cargas. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: A Governança Corporativa vem ganhando força em empresas familiares à medida que são evidenciadas as experiências bem-sucedidas das corporações baseando-se na melhoria regida pelos princípios da boa governança. Assim, o presente projeto propõe avaliar de que forma as ferramentas da Governança Corporativa podem contribuir com a profissionalização na gestão das empresas familiares de transporte de cargas. Para tanto, após extenso levantamento bibliográfico, foram feitas entrevistas com as áreas de Sistema de Gestão Integrada (SGI) e Recursos Humanos na empresa em estudo, Confins Transportes Ltda, além do Benchmarking realizado com as empresas Y e Expresso Nepomuceno, de modo a avaliar os principais desafios do modelo de gestão atual da profissionalização nas empresas do segmento de transporte de cargas para, então, propor uma solução. Observou-se que seria possível lidar com os aspectos de impacto à empresa por meio da um Modelo de Profissionalização da Gestão estruturado em oito etapas: avaliação do contexto atual, criação do Conselho de Administração ou Consultivo e dos Comitês Técnicos; regulamento dos papéis e responsabilidades de cada membro da estrutura de governança; alinhamento de missão, visão e valores e definição de indicadores e metas de acordo com o modelo de gestão proposto; implantação de um Programa de Compliance, medição dos processos de RH e acompanhamento/avaliação dos resultados a fim de propor melhorias. Todo o planejamento foi elaborado considerando a realidade atual da empresa e o que pode ser feito para promover a Governança Corporativa e possibilitar a profissionalização na gestão dela. Sendo assim, foi possível demonstrar que tal projeto, em um mercado competitivo, mostra-se indispensável à manutenção de empresas familiares de transporte de cargas.
Palavras-chave: Profissionalização
Empresas familiares
Modelo de gestão
Governança corporativa
Transporte de cargas
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.