Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/597
Título: Remuneração variável: um fator de retenção da alta liderança
Autor(es): Lara, Ana Cristina da Silva
Xavier, Ana Paula Pedrosa
Barros, André Alessandro Lopes
Martins, Juliana Vieira
Figueiroa Junior, Narciso
E-mail: eldoradotransportesltda@yahoo.com.br
anapaulapedrosa@gmail.com
andrebarros@transpedrosa.com.br
juliana@repelub.com.br
figueiroajradv@gmail.com
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: RH - T02
Data do documento: 2022
Citação: LARA, Ana Cristina da Silva et al. Remuneração variável: um fator de retenção da alta liderança. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: Em função da alta rotatividade de colaboradores e outros motivos, avalia-se que nos últimos anos estão ocorrendo fatores que influenciam na retenção e atração de talentos para cargos de liderança, dificultando o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). A remuneração variável é entendida como ferramenta de engajamento e performance em busca de melhores resultados no setor de transporte de cargas, que passa atualmente por severa profissionalização e, portanto, aumento na concorrência de mentes valiosas. Implantar uma metodologia que se aplique à realidade do negócio levando em consideração demandas e propósitos pessoais da alta liderança e ainda atender à legislação tributária brasileira, demonstra maturidade das empresas nacionais em reter talentos e entregar um serviço de alta qualidade, além da preocupação com o equilíbrio econômico do negócio, alinhando remuneração, estratégia e governança. Para tanto, faz-se necessário reconhecer que convivem, hoje, gerações díspares, de perfis antagônicos, em busca de ideais diversos, inclusive dentro de uma mesma faixa etária, o que torna maior o desafio do RH, em encontrar uma fórmula com denominadores diferentes e que alcancem o mesmo resultado, respeitando os talentos individuais, a autonomia, mas com a mesma importância ao trabalho em equipe e com o comprometimento de todos. O objetivo geral desse projeto foi desenvolver um modelo de remuneração e meritocracia que influencie no desempenho e na retenção da alta liderança nas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC), tendo como base o estudo de caso da Empresa X, que pediu para não ser identificada. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica dos conceitos mais importantes, um benchmarking com empresas do mercado que já aplicam a remuneração variável, a fim de entender suas práticas e uma pesquisa com líderes, sobre fatores motivacionais. Por fim, são propostos uma política e um modelo de Remuneração Variável para a alta liderança, observando os impactos no orçamento, com a expectativa de obter melhores resultados e retenção de talentos.
Palavras-chave: Remuneração
Retenção
Motivação
Liderança
Resultado
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Remuneração variável - um fator de retenção da alta liderança.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.