Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Joyce Ajuz-
dc.contributor.authorLara, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.authorXavier, Ana Paula Pedrosa-
dc.contributor.authorBarros, André Alessandro Lopes-
dc.contributor.authorMartins, Juliana Vieira-
dc.contributor.authorFigueiroa Junior, Narciso-
dc.date.accessioned2023-02-01T16:10:42Z-
dc.date.available2023-02-01T16:10:42Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationLARA, Ana Cristina da Silva et al. Remuneração variável: um fator de retenção da alta liderança. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/597-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.subjectRemuneraçãoen_US
dc.subjectRetençãoen_US
dc.subjectMotivaçãoen_US
dc.subjectLiderançaen_US
dc.subjectResultadoen_US
dc.titleRemuneração variável: um fator de retenção da alta liderançaen_US
dc.contributor.emaileldoradotransportesltda@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailanapaulapedrosa@gmail.comen_US
dc.contributor.emailandrebarros@transpedrosa.com.bren_US
dc.contributor.emailjuliana@repelub.com.bren_US
dc.contributor.emailfigueiroajradv@gmail.comen_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.description.resumoEm função da alta rotatividade de colaboradores e outros motivos, avalia-se que nos últimos anos estão ocorrendo fatores que influenciam na retenção e atração de talentos para cargos de liderança, dificultando o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). A remuneração variável é entendida como ferramenta de engajamento e performance em busca de melhores resultados no setor de transporte de cargas, que passa atualmente por severa profissionalização e, portanto, aumento na concorrência de mentes valiosas. Implantar uma metodologia que se aplique à realidade do negócio levando em consideração demandas e propósitos pessoais da alta liderança e ainda atender à legislação tributária brasileira, demonstra maturidade das empresas nacionais em reter talentos e entregar um serviço de alta qualidade, além da preocupação com o equilíbrio econômico do negócio, alinhando remuneração, estratégia e governança. Para tanto, faz-se necessário reconhecer que convivem, hoje, gerações díspares, de perfis antagônicos, em busca de ideais diversos, inclusive dentro de uma mesma faixa etária, o que torna maior o desafio do RH, em encontrar uma fórmula com denominadores diferentes e que alcancem o mesmo resultado, respeitando os talentos individuais, a autonomia, mas com a mesma importância ao trabalho em equipe e com o comprometimento de todos. O objetivo geral desse projeto foi desenvolver um modelo de remuneração e meritocracia que influencie no desempenho e na retenção da alta liderança nas Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC), tendo como base o estudo de caso da Empresa X, que pediu para não ser identificada. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica dos conceitos mais importantes, um benchmarking com empresas do mercado que já aplicam a remuneração variável, a fim de entender suas práticas e uma pesquisa com líderes, sobre fatores motivacionais. Por fim, são propostos uma política e um modelo de Remuneração Variável para a alta liderança, observando os impactos no orçamento, com a expectativa de obter melhores resultados e retenção de talentos.en_US
dc.description.classRH - T02en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

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