Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/562
Título: A inclusão social na formação de motorista caminhoneiro
Autor(es): Serafim, Geovani Antunes
Ikezili, Hamilton Kiyomassa
Bretas, Marina Luise Carvalho
Madera, Ricardo Caruso
Oliveira Junior, Rubens Gonçalves de
Borgato, Vanderlei
E-mail: geovaniantunesserafim@gmail.com
hikezili@gmail.com
marina.bretas@voeazul.com.br
ricardo@fastermail.com.br
rubens@icaroexpress.com
vanderborgato@gmail.com
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: GN - T48
Data do documento: 2022
Citação: SERAFIM, Geovani Antunes et al. A inclusão social na formação de motorista caminhoneiro. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2022.
Resumo: Muitas pessoas buscam no mercado de trabalho e ao mesmo tempo as empresas necessitam preencher as vagas existentes para desenvolver sua atividade e atender à demanda estabelecida. No decorrer dos últimos anos, o setor de transportes tem sido impactado por várias situações que dificultam o preenchimento de vagas de motoristas, entre as mais relevantes se apresentam: as péssimas condições de trabalho nas estradas, baixa remuneração, baixa capacitação para acompanhar a evolução tecnológica, baixo incentivo a seus filhos e, até mesmo falta de conhecimento sobre o segmento. Desse modo, é acometido pelo desenvolvimento do mercado em geral e consequentemente devido o aumento da demanda passa a necessitar de profissionais mais capacitados. Assim, questões para solucionar este problema precisam ser respondidas, como: “Onde estão estas pessoas?”, “Como atraí-las?”, “Como capacitá-las?”. Tendo em vista a importância do conceito de ESG (Environmental, Social, and corporate Governance) e, dos pilares da sustentabilidade para o desenvolvimento das organizações, a inclusão social foi utilizada como base para a concepção do projeto. Para tanto, foi estudada a conexão do tripé: instituições capacitadoras de profissionais, organizações de apoio social e empresas de transportes. Além de conhecer quais ações o mercado tem implementado para atender esse público em situação de vulnerabilidade, o projeto aprofundou no conhecimento das organizações de apoio social, dos recursos financeiros existentes para o funcionamento de suas atividades e a preocupação de saber a respeito de como os jovens são direcionados em sua vida profissional. Através da pesquisa com instituições de capacitação profissional para o setor de transportes, foi possível levantar sobre a existência de ações voltadas para formação de jovens, mais profundamente, se tem foco nos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade. Atingindo o objetivo inicial, o projeto apresenta a proposta de um modelo de atração e formação de jovens, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para a profissão no longo prazo, entendendo que criar conexões entre entidades interessadas é o fundamento principal na solução desta dificuldade.
Palavras-chave: Transporte de cargas
Motorista
Vulnerabilidade
Formação de jovem
ESG
Primeiro emprego
Cidade: Florianópolis
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Florianópolis, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão social na formação de motorista caminhoneiro.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.