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http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/557
Título: | Rumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATO |
Autor(es): | Fernandes, Arthur Augusto Petrucci Schules, Fernando Araújo, Gabriel Barroso de Perrota, Michel Fernandes Andrade, Taciana Moretti |
E-mail: | petrucci.arthur@gmail.com fernandos@rumolog.com gabriel.araujo@rumolog.com michel.perrota@rumolog.com taciana.andrade@rumolog.com |
Orientador: | Pollice, Fábio |
Número da turma: | GN - T46 |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | FERNANDES, Arthur Augusto Petrucci et al. Rumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATO. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022. |
Resumo: | O setor de agronegócio no Brasil mantém as projeções de crescimento para os próximos anos e grande parte do que será produzido tem como objetivo a exportação, considerando o potencial de produção do estado do Mato Grosso e o modo de realizar a logística e a retirada de soja, milho e farelo pelos portos brasileiros. A Rumo Logística firmou com o estado a autorização de construção de uma ferrovia que ligará a malha norte, já existente, com destino ao Porto de Santos-SP, até Lucas do Rio Verde-MT, localizado na região norte do estado. Um dos desafios para a construção de 700 quilômetros de ferrovia é a logística do trilho até o local da obra. Os trilhos utilizados na Rumo Malha Norte e Malha Paulista para as manutenções são, atualmente, importados, com entrada no Brasil pelo Porto de Santos, sendo transportados por trilheiros na própria malha da Rumo até o estaleiro de soldas da empresa, localizado no interior de São Paulo — após a realização das soldagns, transformando barras curtas em barras de trilhos longas, os trilhos são distribuídos nas frentes de manutenção, utilizando o modal ferroviário para a logística. Com a nova ferrovia, essa demanda de importação vai aumentar, impactando os ativos existentes e destinados para as manutenções preventivas, além de consumo de capacidade de circulação no local mais saturado, pois esse processo concorre diretamente com a movimentação de carga dos clientes. Ao encontro desse conflito, o nosso trabalho visa propor uma solução viável financeiramente e com menor impacto nas operações existentes. O desenvolvimento se deu com base nas lições aprendidas sobre a construção da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis, e pesquisas de possíveis soluções. A solução encontrada para a logística e distribuição dos trilhos, à vista da construção da nova ferrovia até o norte do Mato Grosso, foi o modelo híbrido, utilizando o modal rodoviário para transporte de Santos-SP até o estaleiro de soldas da Rumo, localizado em Bauru-SP, e transporte ferroviário até o local da obra, posterior à realização das soldagens. Dessa forma, reduzimos o impacto da logística no trecho com maior saturação e concorrência com os trens de produção, além de termos diminuído o risco de não execução dos volumes acordados com os clientes. |
Palavras-chave: | Logística de trilhos Distribuição de trilhos Construção de ferrovia |
Cidade: | Curitiba |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
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