Repositório Digital do Transporte

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Título: Rumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATO
Autor(es): Fernandes, Arthur Augusto Petrucci
Schules, Fernando
Araújo, Gabriel Barroso de
Perrota, Michel Fernandes
Andrade, Taciana Moretti
E-mail: petrucci.arthur@gmail.com
fernandos@rumolog.com
gabriel.araujo@rumolog.com
michel.perrota@rumolog.com
taciana.andrade@rumolog.com
Orientador: Pollice, Fábio
Número da turma: GN - T46
Data do documento: 2022
Citação: FERNANDES, Arthur Augusto Petrucci et al. Rumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATO. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.
Resumo: O setor de agronegócio no Brasil mantém as projeções de crescimento para os próximos anos e grande parte do que será produzido tem como objetivo a exportação, considerando o potencial de produção do estado do Mato Grosso e o modo de realizar a logística e a retirada de soja, milho e farelo pelos portos brasileiros. A Rumo Logística firmou com o estado a autorização de construção de uma ferrovia que ligará a malha norte, já existente, com destino ao Porto de Santos-SP, até Lucas do Rio Verde-MT, localizado na região norte do estado. Um dos desafios para a construção de 700 quilômetros de ferrovia é a logística do trilho até o local da obra. Os trilhos utilizados na Rumo Malha Norte e Malha Paulista para as manutenções são, atualmente, importados, com entrada no Brasil pelo Porto de Santos, sendo transportados por trilheiros na própria malha da Rumo até o estaleiro de soldas da empresa, localizado no interior de São Paulo — após a realização das soldagns, transformando barras curtas em barras de trilhos longas, os trilhos são distribuídos nas frentes de manutenção, utilizando o modal ferroviário para a logística. Com a nova ferrovia, essa demanda de importação vai aumentar, impactando os ativos existentes e destinados para as manutenções preventivas, além de consumo de capacidade de circulação no local mais saturado, pois esse processo concorre diretamente com a movimentação de carga dos clientes. Ao encontro desse conflito, o nosso trabalho visa propor uma solução viável financeiramente e com menor impacto nas operações existentes. O desenvolvimento se deu com base nas lições aprendidas sobre a construção da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis, e pesquisas de possíveis soluções. A solução encontrada para a logística e distribuição dos trilhos, à vista da construção da nova ferrovia até o norte do Mato Grosso, foi o modelo híbrido, utilizando o modal rodoviário para transporte de Santos-SP até o estaleiro de soldas da Rumo, localizado em Bauru-SP, e transporte ferroviário até o local da obra, posterior à realização das soldagens. Dessa forma, reduzimos o impacto da logística no trecho com maior saturação e concorrência com os trens de produção, além de termos diminuído o risco de não execução dos volumes acordados com os clientes.
Palavras-chave: Logística de trilhos
Distribuição de trilhos
Construção de ferrovia
Cidade: Curitiba
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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