Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPollice, Fábio-
dc.contributor.authorFernandes, Arthur Augusto Petrucci-
dc.contributor.authorSchules, Fernando-
dc.contributor.authorAraújo, Gabriel Barroso de-
dc.contributor.authorPerrota, Michel Fernandes-
dc.contributor.authorAndrade, Taciana Moretti-
dc.date.accessioned2022-11-01T20:30:52Z-
dc.date.available2022-11-01T20:30:52Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationFERNANDES, Arthur Augusto Petrucci et al. Rumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATO. 2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/557-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.en_US
dc.subjectLogística de trilhosen_US
dc.subjectDistribuição de trilhosen_US
dc.subjectConstrução de ferroviaen_US
dc.titleRumo Logística: logística e distribuição de trilhos para construção da FATOen_US
dc.contributor.emailpetrucci.arthur@gmail.comen_US
dc.contributor.emailfernandos@rumolog.comen_US
dc.contributor.emailgabriel.araujo@rumolog.comen_US
dc.contributor.emailmichel.perrota@rumolog.comen_US
dc.contributor.emailtaciana.andrade@rumolog.comen_US
dc.publisher.cityCuritibaen_US
dc.description.resumoO setor de agronegócio no Brasil mantém as projeções de crescimento para os próximos anos e grande parte do que será produzido tem como objetivo a exportação, considerando o potencial de produção do estado do Mato Grosso e o modo de realizar a logística e a retirada de soja, milho e farelo pelos portos brasileiros. A Rumo Logística firmou com o estado a autorização de construção de uma ferrovia que ligará a malha norte, já existente, com destino ao Porto de Santos-SP, até Lucas do Rio Verde-MT, localizado na região norte do estado. Um dos desafios para a construção de 700 quilômetros de ferrovia é a logística do trilho até o local da obra. Os trilhos utilizados na Rumo Malha Norte e Malha Paulista para as manutenções são, atualmente, importados, com entrada no Brasil pelo Porto de Santos, sendo transportados por trilheiros na própria malha da Rumo até o estaleiro de soldas da empresa, localizado no interior de São Paulo — após a realização das soldagns, transformando barras curtas em barras de trilhos longas, os trilhos são distribuídos nas frentes de manutenção, utilizando o modal ferroviário para a logística. Com a nova ferrovia, essa demanda de importação vai aumentar, impactando os ativos existentes e destinados para as manutenções preventivas, além de consumo de capacidade de circulação no local mais saturado, pois esse processo concorre diretamente com a movimentação de carga dos clientes. Ao encontro desse conflito, o nosso trabalho visa propor uma solução viável financeiramente e com menor impacto nas operações existentes. O desenvolvimento se deu com base nas lições aprendidas sobre a construção da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis, e pesquisas de possíveis soluções. A solução encontrada para a logística e distribuição dos trilhos, à vista da construção da nova ferrovia até o norte do Mato Grosso, foi o modelo híbrido, utilizando o modal rodoviário para transporte de Santos-SP até o estaleiro de soldas da Rumo, localizado em Bauru-SP, e transporte ferroviário até o local da obra, posterior à realização das soldagens. Dessa forma, reduzimos o impacto da logística no trecho com maior saturação e concorrência com os trens de produção, além de termos diminuído o risco de não execução dos volumes acordados com os clientes.en_US
dc.description.classGN - T46en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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