Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/527
Título: O podcast como um canal de comunicação que visa engajar o motorista de ônibus à empresa
Autor(es): Vieira, Ana Paula Silva
Souza, Gilvania Brito
Oliveira, Izabel Cristina de
Laureano, Lucileia Fonseca
Paloschi, Rosemere Pereira
Henrique, Sandra Senne
E-mail: anapaula660@hotmail.com
gilvania.brito@hotmail.com
belccbh@hotmail.com
lucileia.vieira@sambaibasp.com.br
rose.paloschi@gmail.com
sandra.senne@urubupunga.com.br
Orientador: Boaventura Jr., Márcio
Número da turma: RH - T01
Data do documento: 2021
Citação: VIEIRA, Ana Paula Silva et al. O podcast como um canal de comunicação que visa engajar o motorista de ônibus à empresa. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Resumo: O processo de urbanização tem acelerado o crescimento das cidades e gerado uma concentração cada vez maior da população em regiões metropolitanas. Este processo é a causa de grandes mudanças econômicas, culturais, sociais e estruturais pelas quais a sociedade vem passando, que implicam em mais planejamento, investimento e serviços aos cidadãos. Entre eles, destaca-se um serviço essencial para a mobilidade urbana: o transporte coletivo de passageiros. Para que este segmento possa oferecer um serviço de qualidade à população, ele necessita ter profissionais preparados e motivados nas suas funções, comprometidos e engajados às organizações em que trabalham. Tal temática é objeto de investigação deste estudo que tem como sujeitos alvos os gestores de empresas de transporte e os motoristas de ônibus, no intuito de saber: quais os fatores que interferem na falta de engajamento do motorista de ônibus à sua empresa? E quais estratégias a empresa pode adotar para estreitar os laços do motorista com a organização? Para responder ao problema investigativo foi desenvolvido uma pesquisa de cunho quantitativo com levantamento de dados realizados através de dois questionários: um destinado aos gestores e outro aos motoristas, com o objetivo de desenvolver uma estratégia que ajude a promover o senso de pertencimento ao negócio. Para o aporte teórico foram utilizados autores como Chiavenato (2003, 2014, 2020), Souza (2017), Rodrigues (2020), Quadros (2019), entre outros. Foi possível concluir que as hipóteses iniciais das pesquisadoras não foram confirmadas totalmente, contudo perceberam alguns quesitos nas respostas dos motoristas que remeteram à falta de engajamento desses profissionais. Sendo assim, foi desenvolvido um projeto aplicativo, o podcast, para melhorar a comunicação entre os colaboradores e o senso de pertença à empresa estudada, cujo projeto piloto obteve resultados positivos.
Abstract: The urbanization process has accelerated the growth of cities and generated an increasing concentration of the population in metropolitan regions. This process is the cause of major economic, cultural, social and structural changes that society has been going through, which imply more planning, investment and services to citizens. Among them, an essential service for urban mobility stands out: collective passenger transport. For this segment to be able to offer a quality service to the population, it needs to have professionals prepared and motivated in their roles, committed and engaged with the organizations in which they work. This theme is the object of investigation of this study, which has as target subjects the managers of transport companies and bus drivers, in order to know: which factors interfere in the bus driver's lack of engagement with his company? And what strategies can the company adopt to strengthen the driver's ties with the organization? To answer the investigative problem, a quantitative research was developed with data collection carried out through two questionnaires: one for managers and another for drivers, with the objective of developing a strategy that helps to promote a sense of belonging to the business. For theoretical support, authors such as Chiavenato (2003, 2014, 2020), Souza (2017), Rodrigues (2020), Quadros (2019), among others, were used. It was possible to conclude that the researchers' initial hypotheses were not fully confirmed, however they noticed some contradictions in the drivers' responses that referred to the lack of engagement of these professionals. Therefore, an application project, the podcast, was developed to improve communication between employees and the sense of belonging to the company studied, whose pilot project had positive results.
Palavras-chave: Transporte coletivo de passageiros
Gestão
Engajamento dos motoristas de ônibus
Comunicação
Podcast
Keywords: Collective passenger transport
Management
Engagement of bus drivers
Communication
Podcast
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O podcast como um canal de comunicação que visa engajar o motorista de ônibus à empresa.pdf2.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.