Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/333
Título: Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo: o caso Coopercarga
Autor(es): Degasperi, Alessandra Cassia
Branco, Ariovaldo S.
Galvan, Claudio
Miranda, Fábio Taváres
Ferrarezi, Isaac Miguel
Nascimento, Renato
E-mail: alessandra@realexpresso.com.br
ariovaldo.branco@femsalogistica.com.br
claudio@coopercarga.com.br
ftmiranda@gafor.com.br
imferrarezi@voegol.com.br
rgn@uol.com.br
Orientador: Vidigal, Frederico
Número da turma: GN - T27
Data do documento: 2019
Citação: DEGASPERI, Alessandra Cassia et al. Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo: o caso Coopercarga. 2019.76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.
Resumo: O setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) está cada vez mais competitivo, globalizado e dinâmico. A tecnologia tem sido responsável por acelerar esse processo fazendo com que inovação e reposicionamento competitivo tenham um papel cada vez mais estratégico e necessário para a sobrevivência das organizações. A tecnologia requer investimentos financeiros e o setor de transportes trabalha com margens extremamente apertadas. Neste projeto foi explorado o caso da empresa Coopercarga uma cooperativa do TRC e uma proposição de estratégias e iniciativas com vistas a abarcar seus desafios de inovação e reposicionamento em novos cenários de demanda. Metodologicamente, o estudo contemplou a utilização um método qualitativo que abrangeu a coleta de dados junto a representantes de empresas do setor, bem como a pesquisa documental por meio de consultas em acervos e sites dessas organizações. Foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturado aos gestores da empresa estudada e realizado um benchmarking com empresas competidoras. A análise dos resultados destacou alguns problemas que comprimem as margens de lucro e geram riscos para a sobrevivência das empresas de TRC como: infraestrutura e segurança no Brasil, o comportamento predatório da concorrência e concorrência de empresas globais, ficou evidenciada a necessidade de inovar e gerar maior valor agregado aos clientes; destacou-se a busca constante pela otimização de processos com foco na redução de custos. Ademais, os resultados revelaram a necessidade urgente de mudar a cultura nas empresas do segmento, investir em conhecimento e treinamento para uma maior especialização da mão de obra, com vistas a dominar as novas tecnologias que afetam o setor.
Palavras-chave: Inovação
Reposicionamento
Tecnologia
Transporte
Logística
Investimento
Infraestrutura
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.