Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVidigal, Frederico-
dc.contributor.authorDegasperi, Alessandra Cassia-
dc.contributor.authorBranco, Ariovaldo S.-
dc.contributor.authorGalvan, Claudio-
dc.contributor.authorMiranda, Fábio Taváres-
dc.contributor.authorFerrarezi, Isaac Miguel-
dc.contributor.authorNascimento, Renato-
dc.date.accessioned2019-11-18T18:24:24Z-
dc.date.available2019-11-18T18:24:24Z-
dc.date.issued2019en_US
dc.identifier.citationDEGASPERI, Alessandra Cassia et al. Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo: o caso Coopercarga. 2019.76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/333-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2019.-
dc.subjectInovaçãoen_US
dc.subjectReposicionamentoen_US
dc.subjectTecnologiaen_US
dc.subjectTransporteen_US
dc.subjectLogísticaen_US
dc.subjectInvestimentoen_US
dc.subjectInfraestruturaen_US
dc.titleLogística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo: o caso Coopercargaen_US
dc.contributor.emailalessandra@realexpresso.com.bren_US
dc.contributor.emailariovaldo.branco@femsalogistica.com.bren_US
dc.contributor.emailclaudio@coopercarga.com.bren_US
dc.contributor.emailftmiranda@gafor.com.bren_US
dc.contributor.emailimferrarezi@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailrgn@uol.com.bren_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.description.resumoO setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) está cada vez mais competitivo, globalizado e dinâmico. A tecnologia tem sido responsável por acelerar esse processo fazendo com que inovação e reposicionamento competitivo tenham um papel cada vez mais estratégico e necessário para a sobrevivência das organizações. A tecnologia requer investimentos financeiros e o setor de transportes trabalha com margens extremamente apertadas. Neste projeto foi explorado o caso da empresa Coopercarga uma cooperativa do TRC e uma proposição de estratégias e iniciativas com vistas a abarcar seus desafios de inovação e reposicionamento em novos cenários de demanda. Metodologicamente, o estudo contemplou a utilização um método qualitativo que abrangeu a coleta de dados junto a representantes de empresas do setor, bem como a pesquisa documental por meio de consultas em acervos e sites dessas organizações. Foi aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturado aos gestores da empresa estudada e realizado um benchmarking com empresas competidoras. A análise dos resultados destacou alguns problemas que comprimem as margens de lucro e geram riscos para a sobrevivência das empresas de TRC como: infraestrutura e segurança no Brasil, o comportamento predatório da concorrência e concorrência de empresas globais, ficou evidenciada a necessidade de inovar e gerar maior valor agregado aos clientes; destacou-se a busca constante pela otimização de processos com foco na redução de custos. Ademais, os resultados revelaram a necessidade urgente de mudar a cultura nas empresas do segmento, investir em conhecimento e treinamento para uma maior especialização da mão de obra, com vistas a dominar as novas tecnologias que afetam o setor.en_US
dc.description.classGN - T27en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Logística e inovação como estratégias para sustentabilidade e reposicionamento competitivo.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.