Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Marcos Eugênio Vale-
dc.contributor.authorDalavalle, Ana Jhéssica-
dc.contributor.authorStadler, Anderson-
dc.contributor.authorGuzen, Daniel Rodrigo-
dc.contributor.authorCunha, Gabrie-
dc.contributor.authorFilus, Joyce Gisele-
dc.contributor.authorPatrício, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorColla, Patrícia-
dc.date.accessioned2025-05-07T16:42:32Z-
dc.date.available2025-05-07T16:42:32Z-
dc.date.issued2024en_US
dc.identifier.citationDALAVALLE, Ana Jhéssica et al. Painéis flexíveis fotovoltaicos: atratividade e aderência ao transporte rodoviário brasileiro. 2024. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2024.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/794-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2024.en_US
dc.description.abstractThis study analyzes the viability of a commercialization model for flexible photovoltaic solar panels in Brazil's road freight transport sector, highlighting the economic and environmental benefits that support their market acceptance. Given the growing need for sustainable practices and the pursuit of operational cost reductions, the study explores how these panels contribute to energy efficiency and the competitive positioning of transport companies. The primary objective is to structure a commercialization strategy based on the 8Ps of marketing (Product, Price, Place, Promotion, People, Processes, Positioning, and Performance) to encourage panel adoption as a viable, economically attractive solution. The methodology encompasses a mixed approach of qualitative and quantitative research, including interviews and analyses of fuel consumption and pollutant emissions in vehicles utilizing this technology. Results indicate significant fuel savings and increased battery longevity, enabling a value proposition that emphasizes ESG (Environmental, Social, and Governance) impact and competitive differentiation. It concludes that adopting a well-structured 8Ps marketing strategy enhances the perceived value of flexible photovoltaic panels, strengthening their market acceptance and supporting incentive policies to drive sustainability in the transport sector.en_US
dc.subjectComercializaçãoen_US
dc.subject8Ps do marketingen_US
dc.subjectPainéis fotovoltaicos flexíveisen_US
dc.subjectTransporte rodoviárioen_US
dc.subjectSustentabilidadeen_US
dc.titlePainéis flexíveis fotovoltaicos: atratividade e aderência ao transporte rodoviário brasileiroen_US
dc.contributor.emailjhessica_dalavalle@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailanderson@stadlerlog.com.bren_US
dc.contributor.emaildrguzen@gmail.comen_US
dc.contributor.emailgabrielcardosocunha@gmail.comen_US
dc.contributor.emailjoyce@ghelere.com.bren_US
dc.contributor.emailmarcosviniciuspatricio.redes@gmail.comen_US
dc.contributor.emailpatriciacollag2019@gmail.comen_US
dc.publisher.cityCuritibaen_US
dc.subject.keywordCommercializationen_US
dc.subject.keyword8Ps of marketingen_US
dc.subject.keywordFlexible photovoltaic panelsen_US
dc.subject.keywordRoad transporten_US
dc.subject.keywordSustainabilityen_US
dc.description.resumoEste estudo analisa a viabilidade de um modelo de comercialização de painéis solares fotovoltaicos flexíveis para o transporte rodoviário de cargas no Brasil, destacando os benefícios econômicos e ambientais que favorecem sua aceitação no mercado. Diante da necessidade crescente de práticas sustentáveis e da busca por redução de custos operacionais, o estudo explora como esses painéis contribuem para a eficiência energética e posicionamento competitivo das empresas de transporte. O objetivo principal é estruturar uma estratégia de comercialização que se apoie nos 8Ps do marketing (Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance) para incentivar a adoção dos painéis como uma solução viável e economicamente atrativa. A metodologia abrange uma abordagem mista de pesquisa qualitativa e quantitativa, com entrevistas e análises de consumo de combustível e emissões de poluentes em veículos que adotaram a tecnologia. Os resultados indicam economia significativa em combustível e aumento na durabilidade das baterias, viabilizando uma oferta que valoriza o impacto ESG (ambiental, social e governança) e gera diferencial competitivo. Conclui-se que a adoção de uma estratégia bem estruturada nos 8Ps do marketing potencializa o valor percebido dos painéis fotovoltaicos flexíveis, fortalecendo sua aceitação no mercado e incentivando políticas de incentivo para impulsionar a sustentabilidade no setor de transporte.en_US
dc.description.classGN - T63en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Painéis flexíveis fotovoltaicos - atratividade e aderência ao transporte rodoviário brasileiro.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.