Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/76
Título: Comunicação empresarial: como superar o desafio da distância com o uso da tecnologia móvel?
Autor(es): Bessa, Carlos Jordano de Souza
Thedim, Gabriela Ruiz
Thedim, Juan Ruiz
Franco, Pedro de
Gonçalves, Raphael Eduardo Ferreira
E-mail: jordano@transjordano.com.br
gabi_ruiz_thedim@hotmail.com
juan.thedim@frilog.com.br
franco.pedro@vale.com
raphaelgoncalvess@yahoo.com.br
Orientador: Figueiredo, Ronnie
Número da turma: GN - T24
Data do documento: 2018
Citação: BESSA, Carlos Jordano de Souza de et al. Comunicação empresarial: como superar o desafio da distância com o uso da tecnologia móvel? 2018. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2018.
Resumo: O presente Projeto Aplicativo aborda a viabilidade de uma ferramenta de comunicação empresarial entre a empresa e os empregados que necessitam ficar longe ou comparecem poucas vezes no ambiente de trabalho ou na sede da empresa. O estudo aborda o contexto dos empregados de empresas prestadoras de serviços de transporte, suportado pelo benchmarking realizado com a empresa de aviação civil Azul Linhas Aéreas, a demonstração de um case de sucesso da Universidade Corporativa do Transporte (UCT), e por meio de estudo de caso na empresa TransJordano Ltda. A metodologia exploratória do Projeto Aplicativo incluiu a pesquisa bibliográfica sobre a importância da comunicação empresarial e a aplicação de questionário junto aos motoristas. A pesquisa confirmou a existência do uso de celulares inteligentes, smartphones, entre os motoristas dos caminhões e a disponibilidade para o uso do equipamento em conteúdo de informações e treinamentos da empresa. Como solução, verificou-se a viabilidade técnica, operacional, estratégica e financeira da criação de um aplicativo para a empesa, de modo que o desafio da distância da comunicação empresarial com os motoristas de caminhões fosse atendido.
Abstract: This Application Project addresses the feasibility of a business communication tool between the company and the employees who need to stay away or rarely appear in the workplace or at the company’s headquarters. The study addresses the context of the employees of companies providing transport services, supported by the benchmarking carried out with the civil aviation company Azul Linhas Aéreas, a success case by Universidade Corporativa do Transporte (UTC), and by the case study in the company TransJordano Ltda. The exploratory methodology of the Application Project included bibliographical research on the importance of business communication and the application of a questionnaire to drivers. The survey confirmed the existence of the use of smart phones, among drivers of trucks and the availability to use the equipment in information content and training of the company. As a solution, it was verified the technical, operational, strategic and financial viability of the creation of an application for the company, so that the challenge of the distance of the business communication with the drivers of trucks was met.
Palavras-chave: Comunicação empresarial
Aplicativo
Motorista
Smartphone
Keywords: Business communication
App
Driver
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comunicação empresarial - como superar o desafio da distância com o uso da tecnologia móvel.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.