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http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/756
Título: | Análise de modelos econômicos e financeiros no setor metroferroviário paulista |
Autor(es): | Azevedo, Daniel Antunes Cardoso, Fábio Adjuto Francisco, Fábio de Rezende Schwambach, Henrique Lins Fulanetti, Nilton Lucio Santos, Rafael Pereira |
E-mail: | daniel.azevedo@icloud.com fabio.adcardoso@gmail.com fabiorfrancisco1@gmail.com henrique@realalagoas.com.br nfulanetti@gmail.com rps.rafael@gmail.com |
Orientador: | Mauad, Rogério |
Número da turma: | GF - T03 |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | AZEVEDO, Daniel Antunes et al. Análise de modelos econômicos e financeiros no setor metroferroviário paulista. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2025. |
Resumo: | Nota-se em todos os países do mundo um grande esforço estatal em entender suas redes de mobilidade, em decorrência da grande quantidade de pessoas se locomovendo para os grandes centros urbanos, ocasionando grandes enfrentamentos de congestionamentos, maior emissão de gases poluentes, perda de tempo no trajeto, aumentando os reflexos em crises na saúde pública, seja pelo estresse, seja pela absorção de poluentes. Assim, atualmente as grandes soluções para o transporte público coletivo urbano apontam para a implantação e melhoria da malha metroferroviária, pois além da possibilidade de transporte estrutural de grande quantidade de pessoas, ainda permite a diminuição dos efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Contudo, apesar de, no Brasil, os entes estatais serem responsáveis pela implantação, expansão e modernização dos sistemas de metrô, evidentemente, não há recursos públicos suficientes para atender toda a demanda de investimentos necessárias, pois os custos são altos, os projetos são complexos, de longo prazo, com desafios sociais, ambientais e jurídicos para a sua plena implantação e manutenção. Desta forma, faz-se necessário discutir os parâmetros utilizados na estruturação de concessões e parcerias público privadas no Brasil, com olhar de incentivo e atratividade investimentos do mercado privado para o setor metroferroviário brasileiro. Tópicos como previsibilidade de receitas, segurança jurídica e matriz de risco objetiva podem ser considerados preponderantes para o sucesso de concessões e parcerias público-privadas. |
Abstract: | There is a notable global effort by governments to understand their mobility networks, driven by the significant number of people commuting to major urban centers. This phenomenon leads to severe traffic congestion, increased emissions of polluting gases, loss of travel time, and heightened public health crises, whether due to stress or exposure to pollutants. As a result, current solutions for urban public transportation heavily emphasize the implementation and improvement of metro-rail networks. These systems not only offer the capacity to transport large numbers of people efficiently but also help mitigate harmful environmental impacts. However, in Brazil, while state entities are responsible for the implementation, expansion, and modernization of metro systems, public resources are clearly insufficient to meet the investment demands. The costs are high, the projects are complex and long-term, and they face social, environmental, and legal challenges for full implementation and maintenance. Therefore, it is necessary to discuss the parameters used in structuring concessions and public-private partnerships in Brazil, aiming to foster private market investment in the Brazilian metro-rail sector. Topics such as revenue predictability, legal certainty and objective risk matrix can be considered preponderant for the success of concessions and public-private partnerships. |
Palavras-chave: | Infraestrutura Mobilidade urbana Metrô Trem urbano Setor metroferroviário Concessão Parceria público privada Modelagem econômica e financeira |
Keywords: | Infrastructure Urban mobility Urban train Metro-rail Concession Public-private partnership Economic and financial modeling |
Cidade: | São Paulo |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2025. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Finanças (GF) |
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