Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMauad, Rogério-
dc.contributor.authorAzevedo, Daniel Antunes-
dc.contributor.authorCardoso, Fábio Adjuto-
dc.contributor.authorFrancisco, Fábio de Rezende-
dc.contributor.authorSchwambach, Henrique Lins-
dc.contributor.authorFulanetti, Nilton Lucio-
dc.contributor.authorSantos, Rafael Pereira-
dc.date.accessioned2025-04-01T21:32:37Z-
dc.date.available2025-04-01T21:32:37Z-
dc.date.issued2025en_US
dc.identifier.citationAZEVEDO, Daniel Antunes et al. Análise de modelos econômicos e financeiros no setor metroferroviário paulista. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2025.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/756-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2025.en_US
dc.description.abstractThere is a notable global effort by governments to understand their mobility networks, driven by the significant number of people commuting to major urban centers. This phenomenon leads to severe traffic congestion, increased emissions of polluting gases, loss of travel time, and heightened public health crises, whether due to stress or exposure to pollutants. As a result, current solutions for urban public transportation heavily emphasize the implementation and improvement of metro-rail networks. These systems not only offer the capacity to transport large numbers of people efficiently but also help mitigate harmful environmental impacts. However, in Brazil, while state entities are responsible for the implementation, expansion, and modernization of metro systems, public resources are clearly insufficient to meet the investment demands. The costs are high, the projects are complex and long-term, and they face social, environmental, and legal challenges for full implementation and maintenance. Therefore, it is necessary to discuss the parameters used in structuring concessions and public-private partnerships in Brazil, aiming to foster private market investment in the Brazilian metro-rail sector. Topics such as revenue predictability, legal certainty and objective risk matrix can be considered preponderant for the success of concessions and public-private partnerships.en_US
dc.subjectInfraestruturaen_US
dc.subjectMobilidade urbanaen_US
dc.subjectMetrôen_US
dc.subjectTrem urbanoen_US
dc.subjectSetor metroferroviárioen_US
dc.subjectConcessãoen_US
dc.subjectParceria público privadaen_US
dc.subjectModelagem econômica e financeiraen_US
dc.titleAnálise de modelos econômicos e financeiros no setor metroferroviário paulistaen_US
dc.contributor.emaildaniel.azevedo@icloud.comen_US
dc.contributor.emailfabio.adcardoso@gmail.comen_US
dc.contributor.emailfabiorfrancisco1@gmail.comen_US
dc.contributor.emailhenrique@realalagoas.com.bren_US
dc.contributor.emailnfulanetti@gmail.comen_US
dc.contributor.emailrps.rafael@gmail.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.subject.keywordInfrastructureen_US
dc.subject.keywordUrban mobilityen_US
dc.subject.keywordUrban trainen_US
dc.subject.keywordMetro-railen_US
dc.subject.keywordConcessionen_US
dc.subject.keywordPublic-private partnershipen_US
dc.subject.keywordEconomic and financial modelingen_US
dc.description.resumoNota-se em todos os países do mundo um grande esforço estatal em entender suas redes de mobilidade, em decorrência da grande quantidade de pessoas se locomovendo para os grandes centros urbanos, ocasionando grandes enfrentamentos de congestionamentos, maior emissão de gases poluentes, perda de tempo no trajeto, aumentando os reflexos em crises na saúde pública, seja pelo estresse, seja pela absorção de poluentes. Assim, atualmente as grandes soluções para o transporte público coletivo urbano apontam para a implantação e melhoria da malha metroferroviária, pois além da possibilidade de transporte estrutural de grande quantidade de pessoas, ainda permite a diminuição dos efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Contudo, apesar de, no Brasil, os entes estatais serem responsáveis pela implantação, expansão e modernização dos sistemas de metrô, evidentemente, não há recursos públicos suficientes para atender toda a demanda de investimentos necessárias, pois os custos são altos, os projetos são complexos, de longo prazo, com desafios sociais, ambientais e jurídicos para a sua plena implantação e manutenção. Desta forma, faz-se necessário discutir os parâmetros utilizados na estruturação de concessões e parcerias público privadas no Brasil, com olhar de incentivo e atratividade investimentos do mercado privado para o setor metroferroviário brasileiro. Tópicos como previsibilidade de receitas, segurança jurídica e matriz de risco objetiva podem ser considerados preponderantes para o sucesso de concessões e parcerias público-privadas.en_US
dc.description.classGF - T03en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Finanças (GF)

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