Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/738
Título: Transporte é trend: estratégia de ação integrada para empregabilidade das juventudes no setor de transportes brasileiro
Autor(es): Abrahao, Joao Guilherme Vogado
Pimentel, Jorge Augusto Ferreira Dieb
Correia, Luciana Malamin
E-mail: guilhermeabrahao@cnt.org.br
jorge.augustodb@gmail.com
lucianamalamin@sestsenat.org.br
Orientador: Vasconcellos, Isabella Moreira Pereira de
Número da turma: MKT - T01
Data do documento: 2024
Citação: ABRAHAO, Joao Guilherme Vogado; PIMENTEL, Jorge Augusto Ferreira Dieb; CORREIA, Luciana Malamin. Transporte é trend: estratégia de ação integrada para empregabilidade das juventudes no setor de transportes brasileiro. 2024. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma estratégia de comunicação inovadora e multifacetada para combater o desemprego juvenil no setor de transporte brasileiro. A estratégia visa atrair jovens talentos para o setor, valorizar a profissão e promover a qualificação profissional. O Brasil enfrenta um dilema: um número crescente de jovens em busca de oportunidades se choca com a escassez de mão de obra qualificada no setor de transporte. O desemprego juvenil assola a vida de milhões de jovens, enquanto o setor de transporte clama por profissionais qualificados. Este trabalho propõe uma estratégia de articulação institucional, de capacitação e de comunicação para reduzir os desafios da empregabilidade juvenil, valorizar o setor de transporte e construir um futuro mais próspero. A estratégia se baseia em três pilares: Promoção e Divulgação de Campanhas; Promoção e Divulgação de Campanhas; e Estabelecimento de Parcerias Estratégicas. A implementação dessa estratégia contribuirá para a redução do desemprego juvenil, a qualificação profissional e a valorização da profissão, impulsionando o desenvolvimento do setor de transporte brasileiro e do país como um todo.
Abstract: This paper presents an innovative and multifaceted communication strategy to combat youth unemployment in the Brazilian transportation sector. The strategy aims to attract young talent to the sector, value the profession, and promote professional qualification. Brazil faces a dilemma: a growing number of young people seeking opportunities collide with a shortage of skilled labor in the transportation sector. Youth unemployment plagues the lives of millions of young people, while the transportation sector cries out for qualified professionals. This paper proposes a communication strategy to reduce the challenges of youth employability, value the transportation sector, and build a more prosperous future. The strategy is based on three pillars: Promotion and Dissemination of Campaigns; Professional Training and Qualification; and Establishment of Strategic Partnerships. The implementation of this strategy will contribute to the reduction of youth unemployment, professional qualification, and the appreciation of the profession, boosting the development of the Brazilian transportation sector and the country as a whole.
Palavras-chave: Desemprego juvenil
Transporte
Comunicação
Qualificação profissional
Parcerias
Empregabilidade
Keywords: Youth unemployment
Transportation
Communication
Professional qualification
Partnerships
Employability
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte (MKT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.