Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/724
Título: Desafios e soluções no cenário aéreo brasileiro: um olhar de marketing para criação de um ecossistema na Latam Airlines
Autor(es): Venditti, Adriano
Hillmann, Felipe
Rodrigues, Mariane
Barreto, Patrícia
Gomide, Thiago
E-mail: adriano.cvenditti@gmail.com
fehillmann@gmail.com
m.arianehaddad@hotmail.com
patricianarreiros78@gmail.com
thiago.gomide@outlook.com
Orientador: Vasconcellos, Isabella Moreira Pereira de
Número da turma: MKT - T01
Data do documento: 2024
Citação: VENDITTI, Adriano et al. Desafios e soluções no cenário aéreo brasileiro: um olhar de marketing para criação de um ecossistema na Latam Airlines. 2024. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.
Resumo: No Brasil, o setor aéreo enfrenta uma série de desafios que afetam sua rentabilidade e eficiência operacional diariamente, devido a complexidades intrínsecas do negócio, custos elevados compartilhados com os clientes e um ambiente econômico marcado pela volatilidade cambial e infraestrutura precária dos aeroportos. Além disso, as leis de defesa do consumidor resultam em processos judiciais frequentes, impactando negativamente as empresas. Embora haja uma prioridade em democratizar o acesso às viagens para as classes B e C, o aumento dos preços das passagens pós-pandemia dificulta esse objetivo. A construção de um ecossistema integrado de viagens surge como uma solução potencial para vincular e rentabilizar as empresas do setor, oferecendo serviços completos aos clientes e consolidando a posição competitiva, como visto na transformação da LATAM em uma Online Travel Agency.
Palavras-chave: Latam Airlines
Setor aéreo
Passagem aérea
Ecossistema
Online Travel Agency (OTA)
Plataforma
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte) - Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte (MKT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios e soluções no cenário aéreo brasileiro.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.