Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConfederação Nacional do Transporte (CNT)-
dc.date.accessioned2024-08-05T15:01:31Z-
dc.date.available2024-08-05T15:01:31Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.urihttps://www.cnt.org.br/analises-transporteen_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/713-
dc.description14 p. – (Transporte em Foco)en_US
dc.subjectMobilidade como um serviçoen_US
dc.subjectMobilidadeen_US
dc.titleMobility as a Service (MaaS)en_US
dc.description.resumoA demanda de passageiros do transporte público coletivo, que já vinha apresentando redução em anos antecedentes, sofreu uma drástica queda em todo o mundo com o advento da pandemia de covid-19. Em razão das medidas de restrição impostas para conter o avanço do vírus, muitos deslocamentos por transporte coletivo foram substituídos pelo privado individual ou até mesmo deixaram de ser realizados. O modelo de Mobility as a Service (MaaS) ganhou destaque nesse cenário, embora sua primeira utilização em grande escala tenha sido registrada em 2016, em Helsinki, na Finlândia. Esse modelo se baseia na integração entre os modos de transporte disponíveis na cidade, sejam eles públicos ou privados, individuais ou coletivos, ativos1 ou motorizados. Diversos são os benefícios da sua aplicação, a exemplo da redução dos níveis de congestionamento e da emissão de gases do efeito estufa. No entanto, existem obstáculos para a sua adoção em larga escala, que são detalhados no presente artigo, bem como são apresentadas propostas de soluções com o intuito de possibilitar a sua implementação no cenário brasileiro.en_US
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