Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/662
Título: Inventário de cultura organizacional: conhecer a cultura para superar os desafios nos resultados corporativos
Autor(es): Silva, Joabe Amaral da
Assunção, Raphael Freire
Nunes, Hugo Castro
Dias, Wallace Ricardo da Silva
E-mail: joabeamaral@gmail.com
raphael.assuncao@vale.com
hugosk8castronunes@hotmail.com
wallace-s-dias@hotmail.com
Orientador: Boaventura Jr., Márcio
Número da turma: GN - T53
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Joabe Amaral da et al. Inventário de cultura organizacional: conhecer a cultura para superar os desafios nos resultados corporativos. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2022.
Resumo: Diante dos desafios atuais das organizações por maior geração de valor aos acionistas, refletidos na expectativa por resultados cada vez melhores e sustentáveis, surgem os desafios sobre o “COMO” e não somente o “QUANTO”, traduzidos nas práticas organizacionais que suportam e conduzem aos resultados. Estudar as práticas organizacionais significa estudar a cultura organizacional. Logo, o objetivo deste trabalho é estudar compreender os aspectos da cultura organizacional e sua relação com os resultados nas organizações, através de uma sólida pesquisa. Como contribuição, a pesquisa propõe uma solução para as lideranças corporativas diagnosticarem o cenário presente da cultura organizacional em suas empresas e, até mesmo, nos diversos departamentos que as compõem, em casos de grandes empresas, por exemplo. A esta solução foi dado o nome de Inventário Cultural, e constitui o passo inicial no processo de alocação de estratégias para o estabelecimento de uma cultura alvo.
Abstract: Faced with the current challenges of organizations to generate greater value for shareholders, reflected in the expectation of increasingly better and sustainable results, challenges arise about the "HOW" and not only the "HOW", translated into organizational practices that support and lead to results. Studying organizational practices means studying organizational culture. Therefore, the objective of this work is to study to understand the aspects of the organizational culture and its relation with the results in the organizations, through a solid research. As a contribution, the research proposes a solution for corporate leaders to diagnose the present scenario of organizational culture in their companies and even in the various departments that compose them, in cases of large companies, for example. This solution was given the name of Cultural Inventory, and it constitutes the initial step in the process of allocating strategies for the establishment of a target culture.
Palavras-chave: Cultura organizacional
Inventário cultural
Resultados organizacionais
Keywords: Organizational culture
Cultural inventory
Organizational results
Cidade: Manaus
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Manaus, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.