Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/66
Título: Alinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial: diagnóstico no setor do transporte rodoviário de cargas de Minas Gerais
Autor(es): Gonçalves, Aldrin Periard
Antunes, Claudinei
Silva, Daniel Alves da
Araújo Filho, Francisco de Assis
Santos, Humberto Mateus
Santana, Luiz Fernando Vieira
E-mail: aldrin@rodsuica.com.br
claudineiantunes@transpedrosa.com.br
daniel.alves@omegalogistica.com.br
francisco.assis.araujo@gmail.com
humbertomateusbq@hotmail.com
luizfvieira01@hotmail.com
Orientador: Carvalho, Rodrigo Baroni
Número da turma: GN - T04
Data do documento: 2015
Citação: GONÇALVES, Aldrin Periard et al. Alinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial: diagnóstico no setor do transporte rodoviário de cargas de Minas Gerais. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico junto às empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Minas Gerais – SETCEMG –, quanto à existência de planejamento estratégico na organização e à percepção de como a comunicação empresarial tem contribuído para permear os objetivos do plano nos diversos níveis da organização. Utilizou-se um questionário com cinco dimensões: dados sociodemográficos, formalização do plano estratégico, divulgação da estratégia, envolvimento dos níveis hierárquicos e instrumentos e canais de comunicação. O questionário foi respondido por 52 colaboradores em diversos níveis hierárquicos. Foram realizadas análises qualitativas do universo de amostra a fim de elaborar e apresentar os itens que mais se destacaram e que são relevantes no tema proposto, possibilitando verificar a percepção dos membros das organizações participantes, de forma a contribuir para uma proposta de intervenção junto à entidade de classe das empresas. O resultado aponta para a necessidade de se aprofundar a discussão sobre o uso adequado da comunicação empresarial para se disseminar a estratégia por toda a organização, mas, em especial, entre os níveis tático e operacional, já que as falhas ocorrem na transição das informações entre tais níveis hierárquicos. Ficou evidente que as reuniões apresentam os melhores resultados, principalmente nas empresas mais maduras. Por ser uma comunicação mais direta, ela supera a utilização das demais ferramentas de divulgação da estratégia. Ao SETCEMG, como sugestão de intervenção, será apresentada a proposta de se criar mais um grupo temático da comunicação, ampliando os 11 já existentes. Também serão apresentadas as análises aqui realizadas, para que possam ser disponibilizadas para as empresas filiadas ao sindicato, com o intuito de conhecerem as propostas de solução que apresentamos neste trabalho.
Palavras-chave: Estratégia
Comunicação
Planejamento estratégico
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial.pdf566.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.