Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/66
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Baroni-
dc.contributor.authorGonçalves, Aldrin Periard-
dc.contributor.authorAntunes, Claudinei-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Alves da-
dc.contributor.authorAraújo Filho, Francisco de Assis-
dc.contributor.authorSantos, Humberto Mateus-
dc.contributor.authorSantana, Luiz Fernando Vieira-
dc.date.accessioned2018-11-19T07:50:24Z-
dc.date.available2018-11-19T07:50:24Z-
dc.date.issued2015en_US
dc.identifier.citationGONÇALVES, Aldrin Periard et al. Alinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial: diagnóstico no setor do transporte rodoviário de cargas de Minas Gerais. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.en_US
dc.identifier.urihttp://srv-052-vm.cnt.org.br:8080/jspui/handle/123456789/66-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2015.en_US
dc.subjectEstratégiaen_US
dc.subjectComunicaçãoen_US
dc.subjectPlanejamento estratégicoen_US
dc.titleAlinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial: diagnóstico no setor do transporte rodoviário de cargas de Minas Geraisen_US
dc.contributor.emailaldrin@rodsuica.com.bren_US
dc.contributor.emailclaudineiantunes@transpedrosa.com.bren_US
dc.contributor.emaildaniel.alves@omegalogistica.com.bren_US
dc.contributor.emailfrancisco.assis.araujo@gmail.comen_US
dc.contributor.emailhumbertomateusbq@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailluizfvieira01@hotmail.comen_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico junto às empresas associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Minas Gerais – SETCEMG –, quanto à existência de planejamento estratégico na organização e à percepção de como a comunicação empresarial tem contribuído para permear os objetivos do plano nos diversos níveis da organização. Utilizou-se um questionário com cinco dimensões: dados sociodemográficos, formalização do plano estratégico, divulgação da estratégia, envolvimento dos níveis hierárquicos e instrumentos e canais de comunicação. O questionário foi respondido por 52 colaboradores em diversos níveis hierárquicos. Foram realizadas análises qualitativas do universo de amostra a fim de elaborar e apresentar os itens que mais se destacaram e que são relevantes no tema proposto, possibilitando verificar a percepção dos membros das organizações participantes, de forma a contribuir para uma proposta de intervenção junto à entidade de classe das empresas. O resultado aponta para a necessidade de se aprofundar a discussão sobre o uso adequado da comunicação empresarial para se disseminar a estratégia por toda a organização, mas, em especial, entre os níveis tático e operacional, já que as falhas ocorrem na transição das informações entre tais níveis hierárquicos. Ficou evidente que as reuniões apresentam os melhores resultados, principalmente nas empresas mais maduras. Por ser uma comunicação mais direta, ela supera a utilização das demais ferramentas de divulgação da estratégia. Ao SETCEMG, como sugestão de intervenção, será apresentada a proposta de se criar mais um grupo temático da comunicação, ampliando os 11 já existentes. Também serão apresentadas as análises aqui realizadas, para que possam ser disponibilizadas para as empresas filiadas ao sindicato, com o intuito de conhecerem as propostas de solução que apresentamos neste trabalho.en_US
dc.description.classGN - T04en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alinhamento estratégico por meio da comunicação empresarial.pdf566.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.