Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabello, Ana Maria Valle-
dc.contributor.authorLaguna, Caroline-
dc.contributor.authorGomes, Elaine de Araújo-
dc.contributor.authorFigueiredo, Michele de Jesus Carvalho-
dc.contributor.authorOliveira, Nirlandia Renata Pereira-
dc.date.accessioned2023-09-01T18:05:58Z-
dc.date.available2023-09-01T18:05:58Z-
dc.date.issued2023en_US
dc.identifier.citationLAGUNA, Caroline et al. Gestão do conhecimento: aplicação do modelo de gestão de conhecimento em uma empresa do setor de transporte rodoviário brasileiro. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/651-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.en_US
dc.description.abstractThis work aimed to delve into the knowledge regarding the topic of Knowledge Management in the corporate environment, as well as to identify the scenario of knowledge management in transportation companies. To achieve this, it was necessary to understand how transportation companies position themselves in relation to their Knowledge Management process. We began with a literature review on the topic. Subsequently, a benchmarking was conducted with two companies in the industry, one in the air transport sector and another in the road transport sector. Finally, a field research was carried out with the objective of understanding the profile of the companies, how the Knowledge Management process works, and the main difficulties encountered. This research involved 52 transportation companies of all sizes, nationwide. The data was collected through semi-structured interviews and an online questionnaire. A proposal for the implementation of knowledge management in a road transport company was developed, based on the model by Stankosky and Baldanza (2001). As a result, the importance of promoting a learning culture, encouraging collaboration and knowledge sharing, and investing in effective technologies and processes to capture and disseminate relevant information was identified. It is recommended to monitor and evaluate the application of the proposed model, in order to identify areas for improvement. The result can contribute to the design of proposals for implementing the knowledge management model in other Brazilian road transport companies.en_US
dc.subjectGestão do conhecimentoen_US
dc.subjectTransporte rodoviárioen_US
dc.subjectVantagem competitivaen_US
dc.subjectTecnologiaen_US
dc.subjectFerramentasen_US
dc.titleGestão do conhecimento: aplicação do modelo de gestão de conhecimento em uma empresa do setor de transporte rodoviário brasileiroen_US
dc.contributor.emailcaroline@translaguna.comen_US
dc.contributor.emailelaine.araujo518@gmail.comen_US
dc.contributor.emailmicarvalho_psi@yahoo.com.bren_US
dc.contributor.emailpnirlandiarenata@yahoo.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.subject.keywordKnowledge managementen_US
dc.subject.keywordRoad transportationen_US
dc.subject.keywordCompetitive advantageen_US
dc.subject.keywordTechnologyen_US
dc.subject.keywordToolsen_US
dc.description.resumoEste trabalho teve como aspectos condicionantes aprofundar os conhecimentos acerca do tema gestão do conhecimento no ambiente corporativo, assim como, identificar esse cenário em empresas do segmento de transporte. Para isso, se fez necessário entender como as empresas do setor de transporte se posicionam em relação a seu processo de gestão do conhecimento. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica acerca do tema, posteriormente, foi realizado um benchmarking com duas empresas do setor, uma do modal aéreo e outra do modal rodoviário. Por último foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de entender o perfil das empresas, como funciona o processo de gestão do conhecimento e as principais dificuldades encontradas. Participaram 52 empresas do setor de transporte em nível nacional e de todos os portes. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e um questionário on-line. Foi elaborada uma proposta para a implantação da gestão do conhecimento em uma empresa do setor do transporte rodoviário, baseado no modelo de Stankosky e Baldanza (2001). Como resultados, identificou-se a importância de promover uma cultura de aprendizagem, incentivando a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, além de investir em tecnologias e processos efetivos para capturar e disseminar informações relevantes. Recomenda-se o monitoramento e avaliação da aplicação do modelo proposto, para que as ações de aprimoramento possam ser identificadas. O resultado pode contribuir para o desenho de proposta de aplicação do modelo de gestão de conhecimento em outras empresas do setor de transporte rodoviário brasileiro.en_US
dc.description.classRH - T03en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)



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