Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/647
Título: Competências de liderança para a empresa Log20 Logística
Autor(es): Alves Júnior, Alcides Venancio
Ferreira, André Luís
Budzkiak, Cristiane
Gajardoni, Pamela Fonseca Domingues
Minks, Pedro Henrique Rotta
E-mail: alcides.venancio@yahoo.com.br
andrelferr@hotmail.com
cris_budziak@hotmail.com
pamela.d.g@msn.com
pedro.concas@gmail.com
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: RH - T03
Data do documento: 2023
Citação: ALVES JÚNIOR, Alcides Venancio et al. Competências de liderança para a empresa Log20 Logística. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Resumo: Embora existam inúmeros estudos sobre competências, o tema ainda é complexo e multifacetado, abrangendo diversas linhas de pesquisa e aplicações. No segmento de transporte rodoviário de carga, é comum encontrar empresas que carecem de uma estrutura de gestão profissional e não estão conscientes da importância das competências para o sucesso dos negócios. Isso muitas vezes resulta na subutilização do potencial prático de implementação do tema "Competências" como diferencial, conectado à estratégia e alinhado à cultura organizacional. O estudo apresentado tem como objetivo identificar as competências necessárias para a liderança na empresa Log20 Logística S/A, que atua no segmento de transporte de carga rodoviário. Como base teórica, o estudo destaca o conceito de competências, tanto individuais como organizacionais, bem como o processo de mapeamento e desenvolvimento dessas competências. No texto, verifica-se também a relação entre a criação de um ambiente propício à aprendizagem, a motivação de seus colaboradores e os métodos e ferramentas disponíveis que colaboram para o processo de desenvolvimento. A metodologia de pesquisa envolveu a realização de um levantamento e análise de informações, incluindo benchmarking de outras empresas do setor e a realização de pesquisas com colaboradores e executivos da Log20. Foi utilizada a técnica de nuvem de palavras, para análise de conteúdo, auxiliando na identificação das competências mais relevantes para a empresa, a partir das respostas. Como proposta de solução, foi definido um ciclo PDCA do projeto, análises de viabilidade operacional e financeira, bem como a elaboração de um cronograma de implementação. O estudo remete também à reflexão sobre a importância do processo de mapeamento e desenvolvimento de competências alinhadas à estratégia, visão, missão e valores da organização, resultando em ações de desenvolvimento, treinamento e outras propostas de soluções. Com base nos resultados, a área de Recursos Humanos da Log20 poderá direcionar seus esforços e investir em melhorias nos processos de Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento de Liderança, Gestão de Talentos e Remuneração, visando melhor suportar o negócio com aumento de produtividade e satisfação dos colaboradores, além de fortalecer a competitividade no mercado da empresa por meio da utilização de um modelo de gestão baseado em competências essenciais de liderança. Diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que a aplicação do projeto de gestão de competências para a liderança é viável e apresenta-se como uma estratégia importante para o sucesso da empresa Log20. Portanto, recomenda-se que a empresa invista na implementação do projeto, procurando fortalecer sua posição no mercado e alcançar seus objetivos estratégicos, ampliando o modelo para os demais cargos.
Palavras-chave: Competências
Liderança
Desenvolvimento
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2023.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Competências de liderança para a empresa Log20 Logística.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.