Repositório Digital do Transporte

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Título: Gestão de pessoas: modelo que promova a felicidade na atividade profissional dos motoristas do segmento do transporte rodoviário de cargas
Autor(es): Cavalett, Aline Mafra
Collet, Diana Rita
Souza, Fabiana Schlemper de
Silva, Samuel Henrique Miranda da
Almeida, Tiago Pinto de
E-mail: alinemafra@hotmail.com
dianacollet@souramonti.com.br
adm@rfmtransportes.com.br
samuelhsilva97@gmail.com
tiago.almeida@agemar.com.br
Orientador: Boaventura, Márcio
Número da turma: GN - T55
Data do documento: 2022
Citação: CAVALETT, Aline Mafra et al. Gestão de pessoas: modelo que promova a felicidade na atividade profissional dos motoristas do segmento do transporte rodoviário de cargas. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: Muitos empregadores estão cada vez mais preocupados com a forma como seus funcionários se sentem no trabalho e, por causa disso, passaram a investir em práticas gerenciais e organizacionais voltadas para criar e manter uma força de trabalho mais feliz. Pode haver várias razões para isso, como uma maior capacidade de atrair e reter trabalhadores de alta qualidade, mas, pelo menos, uma das principais motivações é a crença de que trabalhadores mais felizes serão mais produtivos. Quando pesquisados, em torno de 79% dos gerentes dos EUA, por exemplo, relataram uma expectativa de que a infelicidade em sua força de trabalho é a provável causa de redução da produtividade. Embora esse foco na felicidade dos funcionários possa parecer recente, a relação entre felicidade e produtividade tem sido, de fato, o foco aguçado de pesquisadores e profissionais por muitas décadas (ver, por exemplo, Fisher e Hanna, 1931; Hersey, 1932, para exemplos iniciais). Uma razão para esse interesse de longa data é a de que o relacionamento tem implicações potencialmente importantes sobre como as empresas gerenciam seus funcionários e organizam o trabalho (Edmans, 2012; Wright e Cropanzano, 2000). No entanto, o efeito causal da felicidade na produtividade continua sendo um desafio empírico, particularmente em ambientes de transportadoras de carga. Apesar de várias naturezas de pesquisa sobre o tema, a literatura tem sido recheada por achados inconsistentes (Ia_aldano e Muchinsky, 1985; Judge et al., 2001; Tenney, Poole e Diener, 2016), de tal forma que as afirmações em torno dos benefícios organizacionais da felicidade do trabalhador têm sido frequentemente recebidas com ceticismo (Wright e Cropanzano, 2000).
Palavras-chave: Transporte rodoviário de cargas
Felicidade
Motorista
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



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