Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/624
Título: | Gestão de pessoas: um modelo para atração, formação e retenção de mão de obra operacional feminina para o transporte rodoviário |
Autor(es): | Hilario, Daniel Espinosa Garbuio, Frederico Fernandes Pinto, Julio Cesar Bordinhão Muniz, Marcos Cesar da Costa Paião Junior, Mauricio Dias Morais, Rodrigo Prado de Santos, Tiago Melo dos |
E-mail: | dhilario.ssz@unishipping.com.br frederico@garbuio.com.br julio.bordinhao@vialacteos.com.br marcos@mmuniz-log.com.br junior@novorumotrans.com.br oppraddo@gmail.com comercial@agilixlogistica.com.br |
Orientador: | Boaventura, Márcio |
Número da turma: | GN - T55 |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | HILARIO, Daniel Espinosa et al. Gestão de pessoas: um modelo para atração, formação e retenção de mão de obra operacional feminina para o transporte rodoviário. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022. |
Resumo: | O transporte é um dos principais fatores de produção na economia, sendo o modal rodoviário o principal modal para escoamento da produção no Brasil. O cenário atual deste setor reivindica um olhar mais aberto para algumas tendências por parte das empresas que, se implementadas, proporcionarão melhores resultados ao negócio e aos clientes, sendo capaz de contribuir para sustentar o crescimento econômico, com a geração de emprego pleno e trabalho decente para homens e mulheres. Apesar do histórico domínio masculino do setor, a preferência pela mão de obra feminina em certas funções já é realidade em algumas corporações, seja pelo maior cuidado ou aumento de produtividade e menor índice de retrabalho. Em contrapartida, ainda são encontradas algumas dificuldades para as mulheres na atuação no setor, principalmente por preconceito e rótulos arcaicos. As transformações no mundo contemporâneo e do trabalho evidenciam que o mercado de trabalho precisa se reinventar para atender ao novo perfil de trabalhadoras. |
Abstract: | Transport is one of the main factors of production in the economy, with road transport being the main modal for the flow of production in Brazil. The current scenario in this sector calls for a more open look at some trends on the part of companies that, if implemented, will provide better results to the business and customers, being able to contribute to sustaining economic growth, with the generation of full employment and decent work. for men and women. Despite the historical male dominance of the sector, the preference for female labor in certain functions is already a reality in some corporations, whether due to greater care or increased productivity and lower rework rates. On the other hand, some difficulties are still found for women in the sector, mainly due to prejudice and archaic labels. The transformations in the contemporary and work world shows that the job market needs to reinvent itself to meet the new profile of workers. |
Palavras-chave: | Atração Formação Retenção Transporte rodoviário Mulheres |
Keywords: | Attraction Training Retention Road transport Women |
Cidade: | São Paulo |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gestão de pessoas - um modelo para atração, formação e retenção de mão de obra operacional feminina para o transporte rodoviário.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.