Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/623
Título: Logística compartilhada: construção de um modelo logístico compartilhado que promova a otimização de ativos de carga no segmento de transporte de carga seca brasileiro
Autor(es): Santos, Adenildo Souza dos
Silva, Antonio de Sousa
Silva, Felipe de Almeida
Souza, Lucas Agner de
Bianchini, Matheus Teixeira Santos
E-mail: souza.adenildo@hotmail.com
antonios.silva@protege.com.br
falmeida.adm@gmail.com
lucasagner@hotmail.com
matheus.bianchini@novocardararaquara.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T55
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Adenildo Souza dos et al. Logística compartilhada: construção de um modelo logístico compartilhado que promova a otimização de ativos de carga no segmento de transporte de carga seca brasileiro. 2022. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: Modelos de economias compartilhadas estão cada vez mais em evidência e vem possibilitando novas formas de negócios cada vez mais sustentáveis, não só ecologicamente mas principalmente economicamente. Segundo a empreendedora norte-americana Lisa Gansky, autora do livro "Mesh - Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar "No modelo tradicional, nós produzimos, vendemos e eventualmente nos desfazemos de algo. Nesse novo formato, aquela primeira e única transação dá lugar a muitas outras". Neste cenário, a construção de um modelo de logística compartilhada que promova a otimização de ativos de carga no segmento de transporte de carga seca brasileiro irá mudar apenas a forma com que as empresas do segmento trabalham, mas principalmente a forma como se relacionam, eliminando intermediários e gerando economia de tempo e dinheiro em todas as pontas. Nosso trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresentar um panorama das empresas do ramo de logística de transporte de carga seca, com vistas a melhorar a performance das empresas atravês da utilização de uma plataforma baseada na economia compartilhada. Podemos concluir que o modelo é viável e sustentavel economicamente.
Palavras-chave: Tecnologia
Logística
Inovação
Competitividade
Economia compartilhada
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.