Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/622
Título: Brazil – Uruguay waterway: challenges and opportunities in the integration with South system waterway
Autor(es): Pedreira, Juliana Marzullo
Ferreira, Leandro Henrique Chaves
Medeiros, Rafael Rodrigues
Calgaro, Ronei Diogenes
Gomes, Vitor Castro
Rodrigues, Vito Longhi
E-mail: juliana.marzullo@antaq.gov.br
lchaves@lachmann.com.br
rafael.medeiros@msc.com
ronei_calgaro@hotmail.com
vitcgomes@gmail.com
vito.longhi@hotmail.com
Orientador: Jansen, Maurice
Veenstra, Albert
Número da turma: GTA - T01
Data do documento: 2022
Citação: MARZULLO, Juliana et al. Brazil – Uruguay waterway: challenges and opportunities in the integration with South system waterway. 2022. 37 f. Final Project (International Certification Inland Water Transport and Multimodal) - STC International; Erasmus UPT; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo explora as oportunidades para aumentar o transporte hidroviário interior na região dos lagos da América do Sul, criando transporte internacional entre lagoas, desenvolvendo o Nordeste uruguaio através de uma plataforma logística internacional mais competitiva e sustentável disponível entre Uruguai e Brasil. Assim, expandindo o Mercosul e principalmente o desenvolvimento desta região uruguaia com melhor logística no mercado global de commodities, desenvolvendo ainda mais a infraestrutura de transporte hidroviário interior de cargas já existente no estado do Rio Grande do Sul no Brasil por meio da integração das Lagoas Mirim e dos Patos dando acesso ao Porto de Rio Grande, local já consolidado no comercio internacional. Embora a Lagoa Mirim tenha áreas comuns entre os dois países com importante ligação para a navegação de cargas com a bacia fluvial e lacustre do estado do Rio Grande do Sul, esse transporte hidroviário interno de cargas ainda não foi explorado, embora tenha sido estudado e desejado pelos dois países há mais de 60 anos. Neste momento, pela importância estratégica de atender os novos patamares de consumo mundial de produtos florestais, minerais e principalmente agrícolas com logística mais competitiva, e pela maior frequência das discussões sobre o tema e dos acordos internacionais existentes, é oportuno reativar este estudo de interligação, que está descrito em nosso projeto. Portanto, este projeto de transporte hidroviário internacional de cargas consolida e atualiza as informações disponíveis, criando uma análise acadêmica através dos conceitos absorvidos nesta especialização para contribuir e potencializar este elo estratégico de cargas lacustres para maior competitividade internacional e desenvolvimento regional. Embora essa navegação interior também estimule o Mercosul, proporcionando mais um modal de transporte para ser explorado nos fluxos comerciais internos entre os dois países com o acesso até região metropolitana de Porto Alegre, para o estudo, decidimos direcionar nossa análise para um futuro corredor de exportação com fluxo de exportação e importação de cargas entre o Nordeste uruguaio e o porto de Rio Grande no Brasil.
Palavras-chave: Transporte hidroviário internacional de cargas
Navegação interior
Cidade: Brasília
Descrição: Final Project (International Certification Inland Water Transport and Multimodal) - STC International; Erasmus UPT; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal (GTA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brazil – Uruguay waterway - challenges and opportunities in the integration with South system waterway.pdf3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.