Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJansen, Maurice-
dc.contributor.advisorVeenstra, Albert-
dc.contributor.authorPedreira, Juliana Marzullo-
dc.contributor.authorFerreira, Leandro Henrique Chaves-
dc.contributor.authorMedeiros, Rafael Rodrigues-
dc.contributor.authorCalgaro, Ronei Diogenes-
dc.contributor.authorGomes, Vitor Castro-
dc.contributor.authorRodrigues, Vito Longhi-
dc.date.accessioned2023-03-15T22:14:55Z-
dc.date.available2023-03-15T22:14:55Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationMARZULLO, Juliana et al. Brazil – Uruguay waterway: challenges and opportunities in the integration with South system waterway. 2022. 37 f. Final Project (International Certification Inland Water Transport and Multimodal) - STC International; Erasmus UPT; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/622-
dc.descriptionFinal Project (International Certification Inland Water Transport and Multimodal) - STC International; Erasmus UPT; Instituto de Transporte e Logística, Brasília, 2022.en_US
dc.subjectTransporte hidroviário internacional de cargasen_US
dc.subjectNavegação interioren_US
dc.titleBrazil – Uruguay waterway: challenges and opportunities in the integration with South system waterwayen_US
dc.contributor.emailjuliana.marzullo@antaq.gov.bren_US
dc.contributor.emaillchaves@lachmann.com.bren_US
dc.contributor.emailrafael.medeiros@msc.comen_US
dc.contributor.emailronei_calgaro@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailvitcgomes@gmail.comen_US
dc.contributor.emailvito.longhi@hotmail.comen_US
dc.publisher.cityBrasíliaen_US
dc.description.resumoEste estudo explora as oportunidades para aumentar o transporte hidroviário interior na região dos lagos da América do Sul, criando transporte internacional entre lagoas, desenvolvendo o Nordeste uruguaio através de uma plataforma logística internacional mais competitiva e sustentável disponível entre Uruguai e Brasil. Assim, expandindo o Mercosul e principalmente o desenvolvimento desta região uruguaia com melhor logística no mercado global de commodities, desenvolvendo ainda mais a infraestrutura de transporte hidroviário interior de cargas já existente no estado do Rio Grande do Sul no Brasil por meio da integração das Lagoas Mirim e dos Patos dando acesso ao Porto de Rio Grande, local já consolidado no comercio internacional. Embora a Lagoa Mirim tenha áreas comuns entre os dois países com importante ligação para a navegação de cargas com a bacia fluvial e lacustre do estado do Rio Grande do Sul, esse transporte hidroviário interno de cargas ainda não foi explorado, embora tenha sido estudado e desejado pelos dois países há mais de 60 anos. Neste momento, pela importância estratégica de atender os novos patamares de consumo mundial de produtos florestais, minerais e principalmente agrícolas com logística mais competitiva, e pela maior frequência das discussões sobre o tema e dos acordos internacionais existentes, é oportuno reativar este estudo de interligação, que está descrito em nosso projeto. Portanto, este projeto de transporte hidroviário internacional de cargas consolida e atualiza as informações disponíveis, criando uma análise acadêmica através dos conceitos absorvidos nesta especialização para contribuir e potencializar este elo estratégico de cargas lacustres para maior competitividade internacional e desenvolvimento regional. Embora essa navegação interior também estimule o Mercosul, proporcionando mais um modal de transporte para ser explorado nos fluxos comerciais internos entre os dois países com o acesso até região metropolitana de Porto Alegre, para o estudo, decidimos direcionar nossa análise para um futuro corredor de exportação com fluxo de exportação e importação de cargas entre o Nordeste uruguaio e o porto de Rio Grande no Brasil.en_US
dc.description.classGTA - T01en_US
Aparece nas coleções:Gestão do Transporte Aquaviário e Integração Multimodal (GTA)

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