Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/606
Título: Economia compartilhada e a geração de vantagem competitiva: um modelo para alavancagem dos serviços de distribuição de cargas fracionadas
Autor(es): Silva, Alexandre Lara da
Villar, Daianne
Coelho, Filipe
Santos, Jadilson
Carvalho, Marcus
Franco, Renata
E-mail: alexandrelara@patrus.com.br
daianne.ferreira@integrajca.com.br
filipe@trackerlogistica.com.br
jadilsoncamp@gmail.com
mvcm84@gmail.com
rfranco@metrorio.com.br
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T54
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Alexandre Lara da et al. Economia compartilhada e a geração de vantagem competitiva: um modelo para alavancagem dos serviços de distribuição de cargas fracionadas. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2022.
Resumo: Este projeto aplicativo propõe-se a analisar o cenário do setor de transporte de cargas no Brasil e respectivas oportunidades para aumento da eficiência partindo do conceito da Logística 4.0 e seus benefícios. Apresentaremos a relevância da utilização adequada de máquinas e equipamentos, do sistema de verticalização de cargas paletizadas, de esteiras transportadoras e embalagens adequadas. Descreveremos os custos associados ao segmento de transporte e fretes e a logística tributária envolvida. Adicionalmente, os motivos pelos quais tecnologia e recursos humanos capacitados são essenciais para o sucesso do negócio. Para análise da viabilidade da proposta, foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória, utilizando dados simulados de três empresas do setor. Ao final, evidenciaremos que, a partir da automação do processo produtivo e a aplicação do conceito de economia compartilhada, é possível alcançar resultados expressivos de redução de custos fixos e variáveis, além de permitir mais velocidade e qualidade na prestação do serviço ao cliente final.
Palavras-chave: Transporte de cargas
Logística 4.0
Tecnologia
Automação
Economia compartilhada
Redução de custos
Ganho de produtividade
Cidade: Rio de Janeiro
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.