Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/596
Título: Ligue-se: a assertividade no processo de integração e retenção
Autor(es): Silva, Ana Carolina da
Brustolin, Carlos Adriano
França, Daniela Costa
Oliveira, Diego
E-mail: ana.silva21@latam.com
carlos.brustolin@latam.com
daniela.franca@tora.com.br
diegolopesoliveira@yahoo.com.br
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: RH - T02
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Ana Carolina da et al. Ligue-se: a assertividade no processo de integração e retenção. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: Um dos grandes desafios atuais das organizações está relacionado à gestão dos recursos humanos, visto que é unânime a premissa que os resultados de uma companhia são gerados através de suas pessoas. Diante disso, os processos de recrutamento e seleção, assim como a retenção de talentos, têm sido reformulados e atualizados frente às novas dificuldades encontradas no mercado. Porém, entre esses dois processos importantes para a gestão de uma empresa (contratação e retenção), encontra-se um processo de alta relevância no engajamento do colaborador, assim como em sua performance, que é a Integração. Apesar de ser um tema não habitual em todas as companhias no mercado, percebe-se o quanto uma boa “recepção” impacta na satisfação e início de um novo funcionário. Considerando a Integração como uma etapa de alto impacto nos resultados da empresa, este projeto teve como objetivo identificar as oportunidades de melhoria da jornada do colaborador dos novos motoristas carreteiros, ingressantes na empresa Tora, buscando a construção de um modelo de integração e avaliação de experiência, aderentes à cultura da empresa. Com a criação de um modelo de gestão do novo colaborador e o acompanhamento do seu desenvolvimento através de indicadores, os resultados esperados deste trabalho são a redução de desligamentos durante o período de experiência, além do fortalecimento da marca empregadora. Reunindo conceitos de mercado e literatura relacionada à legislação trabalhista, contratação e admissão de profissionais, avaliação de desempenho e cultura, foi possível aprofundar os conhecimentos em relação à temática central, possibilitando o desenvolvimento da proposta de solução apresentada. Além das referências teóricas, também foram utilizadas como recursos desse projeto, o benchmarking e duas pesquisas, coletando as percepções e opiniões de novos colaboradores da companhia e também dos gestores atuantes na empresa Tora. A proposta de solução, estruturada neste projeto, contempla a criação de um modelo de Integração, que abrange desde a etapa de admissão do colaborador, tornando-a digital e ágil, até o processo de treinamento, acompanhamento de um “padrinho” operacional e sua chegada na linha de frente de forma mais autônoma e consistente, considerando seu custo e cronograma de implementação.
Palavras-chave: Integração
Cultura
Admissão
Avaliação
Motorista
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ligue-se - a assertividade no processo de integração e retenção.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.