Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoaventura, Márcio-
dc.contributor.authorSouza, Aline da Silva-
dc.contributor.authorFerrão, Carla-
dc.contributor.authorSouza, Cristiane de Oliveira-
dc.contributor.authorAlves, José Erlan Dias-
dc.date.accessioned2023-02-01T16:10:31Z-
dc.date.available2023-02-01T16:10:31Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationSOUZA, Aline da Silva et al. Inteligência artificial aplicada a gestão de pessoas: projeto chatbot. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/595-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.description.abstractThe speed of change and the volume of information coming from the V.U.C.A world are recurrent in organizational environment. In this sense, companies seek to improve the Employee Experience and their organizational climate. The challenges of competitiveness and innovation for airlines are constant and increasingly complex due to market dynamics. The digitization of processes is inevitable in the digital transformation of a business and people, culture and organizational communication are part of this construction. The area of artificial intelligence has been evolving very quickly along with computing technologies. The development of machines capable of performing tasks, which until then were exclusively human, such as customer service, for example, has become increasingly common. In this way, chatbots are a technology that has revolutionized the way companies are providing their services, allowing the reduction of personnel costs, standardization of information and a better experience for their end user. Among the various applications is customer service, in which the customer can obtain information, get answers to questions, and carry out operations in an autonomous, practical, and high-quality manner. Thus, it presents a benchmarking with updated information of three companies in the transport sector, highlighting benefits and challenges faced. Subsequently, a practical application in the company GOL Linhas Aéreas is studied in detail with feasibility information, awareness actions, discussion of steps taken, and benefits achieved. Finally, a step-by-step implementation of a chatbot in the HR area was prepared with a respective checklist to verify the main points. It may conclude that this implementation project can present a series of benefits, both tangible and intangible for a transport company and typical fears of employees such as the lack of humanization in service through the lack of human contact did not prove to be valid. The respective results can help in guiding more complex or detailed future projects and research.en_US
dc.subjectEmployee experienceen_US
dc.subjectComunicação organizacionalen_US
dc.subjectEngajamentoen_US
dc.subjectInteligência artificialen_US
dc.subjectCentral de atendimentoen_US
dc.subjectCanais de comunicaçãoen_US
dc.titleInteligência artificial aplicada a gestão de pessoas: projeto chatboten_US
dc.contributor.emailassouzza@icloud.comen_US
dc.contributor.emailcarlamsferrao@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailcrisoliveirasouza17@gmail.comen_US
dc.contributor.emailjose.erlan@cptm.sp.gov.bren_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.subject.keywordOrganizational communicationen_US
dc.subject.keywordEngagementen_US
dc.subject.keywordArtificial intelligenceen_US
dc.description.resumoA velocidade das mudanças e o volume de informações provenientes do mundo V.U.C.A são recorrentes nos ambientes organizacionais. Neste sentido as empresas buscam melhorar o Employee Experience e o seu clima organizacional. Os desafios de competitividade e inovação das empresas aéreas são constantes e cada vez mais complexos devidos as dinâmicas de mercado. A digitalização dos processos é inevitável na transformação digital de um negócio e as pessoas, a cultura e a comunicação organizacional fazem parte desta construção. A área da inteligência artificial vem evoluindo muito rapidamente junto com as tecnologias computacionais. O desenvolvimento de máquinas capazes de realizar tarefas, que até então eram exclusivamente humanas, como atendimento de clientes, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum. Deste modo o chatbot é uma tecnologia que vem revolucionando a maneira que as empresas estão prestando seus serviços, permitindo a redução de custos com pessoal, padronização das informações e uma melhor experiência como seu usuário final. Entre as diversas aplicações está o atendimento ao cliente, no qual o mesmo pode obter informações, esclarecer dúvidas e realizar operações de maneira autônoma, prática e com alta qualidade. Este trabalho apresenta um benchmarking com informações atualizadas de três empesas do setor de transportes destacando benefícios e desafios enfrentados. Na sequência é estudada de maneira detalhada uma aplicação prática na empresa GOL Linhas Aéreas com informações de viabilidade, ações de conscientização, discussão de passos executados e benefícios alcançados. Por fim, foi elaborado um passo-a-passo de implantação de chatbot na área de RH com um respectivo checklist para verificação dos pontos principais. Foi concluído que este projeto de implantação pode apresentar uma série de benefícios, tanto tangíveis como intangíveis para uma empresa de transporte e receios típicos de colaboradores como a falta de humanização no atendimento através da falta de contato humano, não se mostraram procedentes. Os respectivos resultados podem ajudar a embasar projetos e pesquisas futuras mais complexos ou detalhados.en_US
dc.description.classRH - T02en_US
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

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