Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/587
Título: Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento
Autor(es): Assis, Ana Cristina Viana de
Ferreira, Isabela Gomes
Pereira, Lorena Ramos
Guedes, Michelle Guimarães Carvalho
Alonso, Rafael Luiz de Souza
Machado, Renata de Filippo
E-mail: anacristina@setrabh.org.br
isabelagferreira@gmail.com
lorenaramos@transfacil.com.br
michelleeguic@gmail.com
rafaluizsouza@hotmail.com
renatadefilippo@globo.com
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T50
Data do documento: 2022
Citação: ASSIS, Ana Cristina Viana de et al. Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento. 2022. 191 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: O modelo de remuneração dos serviços de transporte coletivo vigente na maioria das cidades brasileiras baseia-se no rateio dos custos entre os passageiros pagantes, a partir de uma tarifa definida pelo poder público (não raro por critérios políticos), gerando um déficit orçamentário. O modelo está falido e constitui um desafio das cidades mudá-lo, principalmente após o momento de pandemia, que atuou como catalisador, gerando novos e fortes impactos no setor. O estudo parte das novidades introduzidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) de 2012, que fornece segurança jurídica para que os Municípios adotem instrumentos de priorização dos modos coletivos de transporte em detrimento dos individuais, além de novas formas de financiar o setor. O que se pretende, ao longo do desenvolvimento deste trabalho, é propor uma discussão sobre modelos de financiamento adotados no setor, considerando possibilidades de diversificação tarifárias, receitas extra transporte, compensação financeira dos custos marginais imputados ao sistema de transporte coletivo pelos usuários dos veículos privados, e até mesmo a possibilidade de subsídios (totais ou parciais).
Palavras-chave: Transporte coletivo
Financiamento
Remuneração
Modelo de negócio
Fontes de receita
Receitas acessórias
Receitas complementares
Subsídio
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento.pdf3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.