Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Paulo César Pêgas | - |
dc.contributor.author | Assis, Ana Cristina Viana de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Isabela Gomes | - |
dc.contributor.author | Pereira, Lorena Ramos | - |
dc.contributor.author | Guedes, Michelle Guimarães Carvalho | - |
dc.contributor.author | Alonso, Rafael Luiz de Souza | - |
dc.contributor.author | Machado, Renata de Filippo | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T16:23:10Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T16:23:10Z | - |
dc.date.issued | 2022 | en_US |
dc.identifier.citation | ASSIS, Ana Cristina Viana de et al. Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento. 2022. 191 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/587 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022. | en_US |
dc.subject | Transporte coletivo | en_US |
dc.subject | Financiamento | en_US |
dc.subject | Remuneração | en_US |
dc.subject | Modelo de negócio | en_US |
dc.subject | Fontes de receita | en_US |
dc.subject | Receitas acessórias | en_US |
dc.subject | Receitas complementares | en_US |
dc.subject | Subsídio | en_US |
dc.title | Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento | en_US |
dc.contributor.email | anacristina@setrabh.org.br | en_US |
dc.contributor.email | isabelagferreira@gmail.com | en_US |
dc.contributor.email | lorenaramos@transfacil.com.br | en_US |
dc.contributor.email | michelleeguic@gmail.com | en_US |
dc.contributor.email | rafaluizsouza@hotmail.com | en_US |
dc.contributor.email | renatadefilippo@globo.com | en_US |
dc.publisher.city | São Paulo | en_US |
dc.description.resumo | O modelo de remuneração dos serviços de transporte coletivo vigente na maioria das cidades brasileiras baseia-se no rateio dos custos entre os passageiros pagantes, a partir de uma tarifa definida pelo poder público (não raro por critérios políticos), gerando um déficit orçamentário. O modelo está falido e constitui um desafio das cidades mudá-lo, principalmente após o momento de pandemia, que atuou como catalisador, gerando novos e fortes impactos no setor. O estudo parte das novidades introduzidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) de 2012, que fornece segurança jurídica para que os Municípios adotem instrumentos de priorização dos modos coletivos de transporte em detrimento dos individuais, além de novas formas de financiar o setor. O que se pretende, ao longo do desenvolvimento deste trabalho, é propor uma discussão sobre modelos de financiamento adotados no setor, considerando possibilidades de diversificação tarifárias, receitas extra transporte, compensação financeira dos custos marginais imputados ao sistema de transporte coletivo pelos usuários dos veículos privados, e até mesmo a possibilidade de subsídios (totais ou parciais). | en_US |
dc.description.class | GN - T50 | en_US |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento.pdf | 3.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.