Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Paulo César Pêgas-
dc.contributor.authorAssis, Ana Cristina Viana de-
dc.contributor.authorFerreira, Isabela Gomes-
dc.contributor.authorPereira, Lorena Ramos-
dc.contributor.authorGuedes, Michelle Guimarães Carvalho-
dc.contributor.authorAlonso, Rafael Luiz de Souza-
dc.contributor.authorMachado, Renata de Filippo-
dc.date.accessioned2022-11-10T16:23:10Z-
dc.date.available2022-11-10T16:23:10Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationASSIS, Ana Cristina Viana de et al. Renovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamento. 2022. 191 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/587-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.subjectTransporte coletivoen_US
dc.subjectFinanciamentoen_US
dc.subjectRemuneraçãoen_US
dc.subjectModelo de negócioen_US
dc.subjectFontes de receitaen_US
dc.subjectReceitas acessóriasen_US
dc.subjectReceitas complementaresen_US
dc.subjectSubsídioen_US
dc.titleRenovação do transporte coletivo através de um novo modelo e novas fontes de financiamentoen_US
dc.contributor.emailanacristina@setrabh.org.bren_US
dc.contributor.emailisabelagferreira@gmail.comen_US
dc.contributor.emaillorenaramos@transfacil.com.bren_US
dc.contributor.emailmichelleeguic@gmail.comen_US
dc.contributor.emailrafaluizsouza@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailrenatadefilippo@globo.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.description.resumoO modelo de remuneração dos serviços de transporte coletivo vigente na maioria das cidades brasileiras baseia-se no rateio dos custos entre os passageiros pagantes, a partir de uma tarifa definida pelo poder público (não raro por critérios políticos), gerando um déficit orçamentário. O modelo está falido e constitui um desafio das cidades mudá-lo, principalmente após o momento de pandemia, que atuou como catalisador, gerando novos e fortes impactos no setor. O estudo parte das novidades introduzidas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) de 2012, que fornece segurança jurídica para que os Municípios adotem instrumentos de priorização dos modos coletivos de transporte em detrimento dos individuais, além de novas formas de financiar o setor. O que se pretende, ao longo do desenvolvimento deste trabalho, é propor uma discussão sobre modelos de financiamento adotados no setor, considerando possibilidades de diversificação tarifárias, receitas extra transporte, compensação financeira dos custos marginais imputados ao sistema de transporte coletivo pelos usuários dos veículos privados, e até mesmo a possibilidade de subsídios (totais ou parciais).en_US
dc.description.classGN - T50en_US
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