Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/583
Título: Manutenção de ativos: um estudo que promova agilidade e eficiência em custos no processo de manutenção no MetrôRio
Autor(es): Lana, Flávio Magalhães
Gomes, Gabriel de Oliveira Brandão
Oliveira, Marcelo Túlio de
Walter, Victor Ferreira Ribeiro
E-mail: flaviolanna@hotmail.com
gabriel_brandao00@hotmail.com
marcelotulio@yahoo.com.br
vfwalter@gmail.com
Orientador: Figueiredo Filho, Geraldo
Número da turma: GN - T50
Data do documento: 2022
Citação: LANA, Flávio Magalhães et al. Manutenção de ativos: um estudo que promova agilidade e eficiência em custos no processo de manutenção no MetrôRio. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Resumo: O MetrôRio é a empresa operadora e concessionária das três linhas metroviárias da capital fluminense com cerca de 55 km de vias férreas, 42 estações de acesso e aproximadamente 45.000 ordens de manutenção, avaliadas anualmente. O sistema metroviário é um meio de transporte de passageiros seguro, pontual e ágil, com alta capacidade de transporte, intervalos regulares e baixo impacto para o meio ambiente, que demanda, porém um alto volumes de recursos para os investimentos na implementação; e continuamente com as despesas de manutenção, que devido à sua complexidade requer um sistema de gerenciamento e controle robusto, uma estrutura organizacional adequada, que se estende às áreas de mecânica, sistemas elétricos, eletrônicos e civil. No MetrôRio, a alimentação das informações no sistema de manutenção é manual, com pouca utilização e aproveitamento das tecnologias disponíveis, o que resulta em baixa produtividade. Nesse contexto, o escopo deste projeto envolve a compreensão e detalhamento do estágio atual do processo de manutenção na empresa, as oportunidades e alternativas para o aprimoramento do modelo, com a adoção de vetores de tecnologia aplicáveis à automação de inserção de dados e informações ao sistema de gestão (ERP) existente. Como fundamentação teórica foram pesquisados conceitos e metodologias de manutenção, custos e gestão aplicáveis ao sistema de transporte metroviário. As pesquisas sobre o modal metroviário, em conjunto com a realidade organizacional do MetrôRio, quanto ao modelo de manutenção, gestão e controle do processo, e também com benchmarking em organizações de referência, que adotam práticas de sucesso no processo de automação, contribuíram para a estruturação da proposta de solução que envolve a identificação e implementação de software compatível com o sistema existente (SAP), acoplado às utilização de ferramental de mobilidade (celular, tablets e totens) para inserção de dados em real time. A análise de viabilidade indica ganhos efetivos de produtividade e redução de custos, com redução na utilização de materiais, burocracia e menor emprego de recursos humanos, que podem ser redirecionados para atividades mais nobre e produtivas.
Abstract: MetrôRio is the concession which operates subway system in the state capita of Rio de Janeiro, which encompass 3 subway lines with approximately 55 km of tracks, 42 access stations and approximately 45.000 maintenance annual orders. The subway system is a safe, punctual, and agile way passenger transport, with high capacity, regular schedule, and low environmental impact. It demands, however, a high volume of resources for investments in the implementation; and continuous with maintenance expenses, which due to its complexity requires a robust management and control system, an adequate organizational structure, extended to mechanics, electrical, electronic, and civil systems. Currently at the MetrôRio, maintenance information is inserted manually into systems, with little use of available technologies, which results in low productivity. In this context, the purpose of this project is to understand the current stage of the maintenance process in the company, the opportunities, and alternatives for the improvement of the model, with the adoption of technology vectors applicable to the automation of data insertion in the management system (ERP). The references involve research on concepts and methodologies related to maintenance, costs, and management, applicable to the subway transport system. Additional research was conducted on the subway way of transport, along with an in-depth comprehension of the organizational reality of MetrôRio, regarding maintenance, management, and control of the process, and also with benchmarking that were conducted with reference organizations, that has been adopting successful practices in the automation process. Such activities have contributed to the structuring of a solution proposal that involves the identification and implementation of a compatible software to the existing SAP system, coupled with the adoption mobile devices (cell phones, tablets, and totems) for the insertion of data in real time. The feasibility analysis indicates effective gains in productivity and cost reduction, with a reduction in the use of materials, bureaucracy, and less use of human resources, which can be redirected to more noble and productive activities.
Palavras-chave: Manutenção
Metrô
Produtividade
Tecnologia
Gestão
Mobilidade
Recursos humanos
Keywords: Maintenance
Subway
Productivity
Technology
Management
Mobility
Human resources
Cidade: Belo Horizonte
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.