Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/575
Título: Subsídio cruzado nos sistemas de transporte público de passageiros
Autor(es): Paiva, Bárbara Mattos de
Souza, Bruno
Herszkowicz, Luiz Gustavo
Duarte, Marcelo Costa
Freitas, Renata Lúcia Lemos Gonçalves de
Anjos, Sandra Bianquini dos
E-mail: paivababi@hotmail.com
brunorafael@sestsenat.org.br
gustavo@vparaty.com.br
marcelo.costa.duarte@gmail.com
renata.lucia@metrosp.com.br
sbianquini@gmail.com
Orientador: Sales, George André Willrich
Número da turma: GF - T01
Data do documento: 2022
Citação: PAIVA, Bárbara Mattos de et al. Subsídio cruzado nos sistemas de transporte público de passageiros. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Resumo: A dificuldade em manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de operação do transporte público transformou-se em um grande desafio nacional. Em um país com baixo nível de investimento em transporte de massa e forte dependência dos ônibus como solução de mobilidade urbana, o problema torna-se mais complexo. Neste contexto, surgiu um clamor pelo subsídio público para resolver a questão. Ocorre que o uso das fontes de recursos disponíveis concorre, em grande grau, com outros investimentos públicos de relevância: saúde, educação, segurança, habitação e saneamento. No momento, apenas 28 municípios têm implementados subsídios definitivos para os sistemas por ônibus existentes (NTU, 2022). Neste contexto, o subsídio cruzado apresenta-se como alternativa. Buscar em atividades ou setores correlatos à atividade de transporte de passageiros a resposta para o problema pode ser uma alternativa em um cenário de recursos limitados. Este trabalho não tem como proposta primária propor novas fontes de subsídio cruzado, mas interpretar a aplicação das formas já extensivamente apresentadas pela literatura existente, na busca de soluções que sejam aceitas pela sociedade. Dada a abrangência do tema, limitamos o recorte geográfico do estudo àquelas Regiões Metropolitanas do país que possuem soluções metroviárias e que, por este motivo, além do tamanho de sua população, potencializam a aplicação dos conceitos.
Palavras-chave: Mobilidade urbana
Integração tarifária
Multimodalidade
Subsídios cruzados
Metrô
Trem
VLT
BRT
Ônibus
Transporte individual
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Finanças (GF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Subsídio cruzado nos sistemas de transporte público de passageiros.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.