Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSales, George André Willrich-
dc.contributor.authorPaiva, Bárbara Mattos de-
dc.contributor.authorSouza, Bruno-
dc.contributor.authorHerszkowicz, Luiz Gustavo-
dc.contributor.authorDuarte, Marcelo Costa-
dc.contributor.authorFreitas, Renata Lúcia Lemos Gonçalves de-
dc.contributor.authorAnjos, Sandra Bianquini dos-
dc.date.accessioned2022-11-10T14:04:47Z-
dc.date.available2022-11-10T14:04:47Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationPAIVA, Bárbara Mattos de et al. Subsídio cruzado nos sistemas de transporte público de passageiros. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/575-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Finanças com Ênfase em Transporte) - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2022.en_US
dc.subjectMobilidade urbanaen_US
dc.subjectIntegração tarifáriaen_US
dc.subjectMultimodalidadeen_US
dc.subjectSubsídios cruzadosen_US
dc.subjectMetrôen_US
dc.subjectTremen_US
dc.subjectVLTen_US
dc.subjectBRTen_US
dc.subjectÔnibusen_US
dc.subjectTransporte individualen_US
dc.titleSubsídio cruzado nos sistemas de transporte público de passageirosen_US
dc.contributor.emailpaivababi@hotmail.comen_US
dc.contributor.emailbrunorafael@sestsenat.org.bren_US
dc.contributor.emailgustavo@vparaty.com.bren_US
dc.contributor.emailmarcelo.costa.duarte@gmail.comen_US
dc.contributor.emailrenata.lucia@metrosp.com.bren_US
dc.contributor.emailsbianquini@gmail.comen_US
dc.publisher.citySão Pauloen_US
dc.description.resumoA dificuldade em manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de operação do transporte público transformou-se em um grande desafio nacional. Em um país com baixo nível de investimento em transporte de massa e forte dependência dos ônibus como solução de mobilidade urbana, o problema torna-se mais complexo. Neste contexto, surgiu um clamor pelo subsídio público para resolver a questão. Ocorre que o uso das fontes de recursos disponíveis concorre, em grande grau, com outros investimentos públicos de relevância: saúde, educação, segurança, habitação e saneamento. No momento, apenas 28 municípios têm implementados subsídios definitivos para os sistemas por ônibus existentes (NTU, 2022). Neste contexto, o subsídio cruzado apresenta-se como alternativa. Buscar em atividades ou setores correlatos à atividade de transporte de passageiros a resposta para o problema pode ser uma alternativa em um cenário de recursos limitados. Este trabalho não tem como proposta primária propor novas fontes de subsídio cruzado, mas interpretar a aplicação das formas já extensivamente apresentadas pela literatura existente, na busca de soluções que sejam aceitas pela sociedade. Dada a abrangência do tema, limitamos o recorte geográfico do estudo àquelas Regiões Metropolitanas do país que possuem soluções metroviárias e que, por este motivo, além do tamanho de sua população, potencializam a aplicação dos conceitos.en_US
dc.description.classGF - T01en_US
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