Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/559
Título: Plano de negócios: um novo modelo de contratação de motoristas de veículos de transporte
Autor(es): Abud, Fabio Davidsohn
Scalon, Fernando Antonio
Tessaro, Rafael
Roque, Rodrigo Aparecido
Calabrese, Sueli Gulin
Sagais, Thalita Ferreira
E-mail: fabio.abud@voeazul.com.br
scalonf@hotmail.com
rafael.tessaro@outlook.com
rodrigo@ghelere.com.br
sueli@avredentor.com.br
thalita@coopercarga.com.br
Orientador: Rabello, Ana Maria Valle
Número da turma: GN - T46
Data do documento: 2022
Citação: ABUD, Fabio Davidsohn et al. Plano de negócios: um novo modelo de contratação de motoristas de veículos de transporte. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.
Resumo: Este projeto consiste em um estudo de mercado para identificar uma solução para a falta de mão de obra observada no dia a dia dos autores, envolvendo falta de motoristas qualificados no transporte rodoviário de cargas. Foi elaborado um referencial teórico com bases conceituais relacionadas ao segmento de transporte rodoviário de carga, sendo abordada a importância da modalidade, os principais custos que envolvem a atuação dessa modalidade, a infraestrutura fundamentada no dia a dia, a disponibilização de frota e, buscando embasamento sobre os motoristas, a classificação atuante da categoria, que é um dos objetos de estudo para o desenvolvimento do trabalho. Visando embasar a categoria de CLT e terceirização de mão de obra, o trabalho segue fundamentando teoricamente os subsistemas de recursos humanos nas organizações e suas implicações, conceituando a terceirização. Além disso, analisou-se o perfil dos motoristas brasileiros de caminhão e a amplitude do mercado, além dos dados da pesquisa por acidentes e as perdas por má qualificação e valores. Abordou-se o papel da performance dos motoristas na redução de custos operacionais e sua influência na performance operacional, junto do perfil dos motoristas, demonstrando a qualidade que é necessária para a eficácia na condução para a redução de riscos e custos. Compreendeu-se a evolução e a inovação voltada a modelos de negócios, e descobertas de novas alternativas para possíveis novas situações e dores de mercado, que surgem com a evolução dos negócios e soluções apresentadas. Enfim, apresentou-se o modelo de negócio, considerando os conceitos do modelo Canvas para o embasamento da prática. Seguiu-se com pesquisa do público alvo, aqueles que seriam atingidos diretamente pela solução apresentada. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, e para seu embasamento, foi realizado levantamento e análise de informação, com base em elaboração de benchmarking realizado nas organizações parceiras e atuantes na modalidade, bem como a realidade atual das empresas, identificando as necessidades para viabilizar o projeto. Com base na proposta de solução, foi verificada a sua viabilidade técnica, operacional e estratégica, e, por fim, o cronograma de implementação. Conclui-se que se mostra viável para sequência e poderá beneficiar a todos os envolvidos.
Palavras-chave: Motorista
Transportador
Inovação
Transporte
Terceirização
Cidade: Curitiba
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Curitiba, 2022.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de negócios - um novo modelo de contratação de motoristas de veículos de transporte.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.