Repositório Digital do Transporte

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo Filho, Geraldo-
dc.contributor.authorBotelho, Anderson-
dc.contributor.authorEustáquio, Anderson-
dc.contributor.authorFalconi, Evandro-
dc.contributor.authorReis, Fabiano Costa-
dc.contributor.authorVillela, Paulo Cesar-
dc.contributor.authorSantos, Wanderson Anício Madureira dos-
dc.date.accessioned2022-02-03T18:49:42Z-
dc.date.available2022-02-03T18:49:42Z-
dc.date.issued2022en_US
dc.identifier.citationBOTELHO, Anderson et al. Redução de custos de manutenção em empresas aéreas: fabricação de partes de interiores. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.identifier.urihttp://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/539-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022.en_US
dc.description.abstractThe maintenance of an aircraft is fundamental for operational safety and readiness to the ongoing operation of an airline. Most of the materials and spare parts of an aircraft are imported. In Brazil, the maintenance and cost of the acquisition is even more significant given the cost of materials, along with logistics and customs factors. The scope of this project is to comprehend and verify the opportunity to reduce maintenance costs through internally manufacturing parts for use in the passenger cabin of the aircraft, without compromising operational safety or incurring in legal risks that may prevent or limit of such practice. The research and knowledge acquired of the manufacturing process and the regulatory environment demonstrate that the manufacture of injected molded plastic parts results in benefits such as uniformity and scale through the creation of a manufacturing capacity, inhouse or outsourced, from simple to more complex parts, notwithstanding the challenge presented by the excessive cost of manufacturing, maintenance and adjustment of the tools and the injection molds. The feasibility of such initiative, already in course by some other international airlines, indicates the need to acquire the technical design and data from the aircraft manufacturer; precise specification and dimensioning of materials for manufacturing the replacement parts; and a high-quality control for the manufactured parts. In addition to the process, it is required to ascertain the requirements and contract limitations imposed by the aircraft manufacturer and the national and international regulatory issues.en_US
dc.subjectAeronaveen_US
dc.subjectManutençãoen_US
dc.subjectRedução de custosen_US
dc.subjectFabricação de partesen_US
dc.subjectContratosen_US
dc.subjectRegulamentaçõesen_US
dc.titleRedução de custos de manutenção em empresas aéreas: fabricação de partes de interioresen_US
dc.contributor.emailabotelho@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailaedsantos@voegol.com.bren_US
dc.contributor.emailevandro.falconi@latam.comen_US
dc.contributor.emailfabiano.reis@voeazul.com.bren_US
dc.contributor.emailpaulo.villela@latam.comen_US
dc.contributor.emailwanderson.santos@voeazul.com.bren_US
dc.publisher.cityBelo Horizonteen_US
dc.subject.keywordAircraften_US
dc.subject.keywordMaintenanceen_US
dc.subject.keywordCost reductionen_US
dc.subject.keywordManufacturing of partsen_US
dc.subject.keywordContractsen_US
dc.subject.keywordRegulationsen_US
dc.description.resumoA manutenção das condições técnicas de uma aeronave é condição fundamental para a segurança operacional e disponibilidade para atendimento à uma empresa aérea. Numa aeronave, a quase totalidade dos materiais e peças de reposição é importada, o que implica um alto custo final de reposição, como resultado do próprio custo dos materiais, fatores logísticos e alfandegários, à exemplo do Brasil. O escopo deste projeto é o de conhecer e demonstrar a oportunidade de redução de custos de manutenção pela fabricação interna de partes para uso na cabine de passageiros das aeronaves, sem comprometer a segurança operacional ou incorrer em riscos legais e regulatórios, que impeçam ou limitem essa prática. As pesquisas e o conhecimento do processo e do ambiente regulatório, demonstram que a fabricação de peças plásticas moldadas por injeção resulta em benefícios diretos com mais agilidade no suprimento e redução de custos, a partir da uniformidade e escalabilidade a partir de uma capacidade de fabricação, interna ou terceirizada, seja com peças simples às mais complexas, a despeito dos desafios com os custos de implementação, manutenção, troca de ferramentas, e fabricação dos moldes de injeção. A viabilidade do processo, já em prática por outras empresas aéreas internacionais, indica a necessidade de obtenção de informações técnicas e do projeto pelo fabricante da aeronave; especificação e dimensionamento preciso dos materiais e insumos para a fabricação da peça de reposição; e um sofisticado processo de controle de qualidade. Como requerimento adicional ao processo operacional, é necessário a verificação das possíveis limitações contratuais impostas pelo fabricante da aeronave e as questões regulatórias nacionais e internacionais, dependendo do uso da aeronave.en_US
dc.description.classGN - T47en_US
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