Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/538
Título: | Viabilidade operacional e econômica da integração de um terminal de fertilizantes com uma indústria misturadora |
Autor(es): | Aguiar, Flávia Amaral de Mello, Leandro de Bittencourt Couto Pereira, Leonardo Avila Fernandes Mol Bernardes, Luiz Henrique Lauro Nascimento, Lucas Gonçalves Sousa, Rômulo Calzavara de |
E-mail: | flavia.aguiar@tora.com.br leandrobcm@hotmail.com leonardo@ferreiramol.com.br luiz.bernardes@vli-logistica.com.br nascimentogoncalves@hotmail.com romulo.sousa@portodoacu.com.br |
Orientador: | Cesar, Ramon Victor |
Número da turma: | GN - T47 |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | AGUIAR, Flávia Amaral de et al. Viabilidade operacional e econômica da integração de um terminal de fertilizantes com uma indústria misturadora. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022. |
Resumo: | O presente estudo abordou o cenário das indústrias de fertilizantes e a distribuição e o transporte dos fertilizantes enquanto diferencial competitivo. A proposta envolveu a avaliação da operação da ponta final da cadeia logística do fertilizante no estado do Mato Grosso, MT, e da propositura de uma melhor solução para atender a demanda crescente desse setor com o menor custo para sua industrialização dentro de uma unidade misturadora de referência. Buscou-se responder se a integração de um terminal de fertilizantes no complexo ferroviário Rumo em Rondonópolis/MT com uma indústria misturadora de fertilizantes é viável operacional e economicamente. O objetivo geral foi realizar um estudo de viabilidade operacional e econômica da integração de um terminal de fertilizantes existente no complexo ferroviário Rumo, localizado em Rondonópolis/MT, com uma indústria misturadora de fertilizantes “bandeira-branca” a ser desenvolvida. A metodologia exploratória, descritiva, com abordagem quali-quantitativa onde se seguiu na identificação dos fluxos operacionais existentes e os que deverão ser desenvolvidos a partir da nova misturadora; na comparação distinta de cada modo de transporte possível e do modelo atual da logística praticada pelas indústrias misturadoras existentes na região com a nova solução proposta. Como resultado, verificou-se o VPL foi de 53,7 milhões de reais em 15 anos, com uma TIR de 13,39% e payback de 13 anos como indicativo de atratividade para o investimento. Na redução do payback para 10 anos adotou-se a estratégia de incorporação de 25% da redução do frete do cliente no preço de venda médio no 1º ano refletindo diretamente nos indicadores financeiros. Ficou concluído que a integração de um terminal do complexo ferroviário Rumo, localizado em Rondonópolis/MT com uma indústria misturadora de fertilizantes mostrou-se viável operacional e financeiramente, com evidente benefício para o cliente, proporcionando ganhos de qualidade, redução do custo logístico, além da postergação e/ou eliminação da demanda pela ampliação da capacidade produtiva. |
Abstract: | This study addressed the scenario of the fertilizer industries and the distribution and transport of fertilizers as a competitive differential. The proposal involved evaluating the operation of the end of the fertilizer logistics chain in the state of Mato Grosso, MT, and proposing a better solution to meet the growing demand in this sector at the lowest cost for its industrialization within a mixing unit of reference. We sought to answer whether the integration of a fertilizer terminal in the Rumo railway complex in Rondonópolis/MT with a fertilizer mixing industry is operationally and economically viable. The general objective was to conduct an operational and economic feasibility study for the integration of an existing fertilizer terminal in the Rumo railway complex, located in Rondonópolis/MT, with a “white flag” fertilizer mixing industry to be developed. The exploratory, descriptive methodology, with a quali-quantitative approach, followed by the identification of the existing operational flows and those that should be developed from the new mixer; in the distinct comparison of each possible mode of transport and the current model of logistics practiced by the mixing industries existing in the region with the new proposed solution. As a result, the NPV was 53.7 million reais in 15 years, with an IRR of 13.39% and payback of 13 years as an indication of attractiveness for the investment. In reducing the payback to 10 years, the strategy of incorporating 25% of the reduction in customer freight into the average sales price in the 1st year was adopted, directly reflecting on the financial indicators. It was concluded that the integration of a Rumo railway complex, located in Rondonópolis/MT with a fertilizer mixing industry, proved to be operationally and financially viable, with clear benefits for the customer, providing quality gains, reduced logistical costs, in addition to the postponement and/or elimination of demand through the expansion of production capacity. |
Palavras-chave: | Viabilidade operacional Viabilidade econômica Integração Indústria de fertilizantes |
Keywords: | Operational feasibility Economic viability Integration Fertilizer industry |
Cidade: | Belo Horizonte |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Belo Horizonte, 2022. |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Viabilidade operacional e econômica da integração de um terminal de fertilizantes com uma indústria misturadora.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.