Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/53
Título: Marketing estratégico na Real Alagoas: a construção de vantagem competitiva no segmento de transporte rodoviário de passageiros
Autor(es): Souza, Aildo Batista de
Almeida, Gessé Tavares de
Espindola, José Albuquerque de
Melo, Lucilene Coelho de
Cardoso, Wilton dos Santos
E-mail: aibsouza@voegol.com.br
gatavares@voegol.com.br
jose.espindola@realalagoas.net
lcmelo@voegol.com.br
wilton.cardoso@adtsa.com.br
Orientador: Leão, Marcos Eugênio Vale
Número da turma: GN - T15
Data do documento: 2017
Citação: SOUZA, Aildo Batista de et al. Estudo comparativo entre diferentes modelos de operação logística ferroviária: aplicabilidade no mercado brasileiro. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2017.
Resumo: O papel do Marketing dentro das organizações vem crescendo significativamente com o passar dos tempos, a competitividade é uma briga voraz nos dias de hoje. Passar despercebido pelos clientes pode acarretar no fim de dinastias, grandes impérios comerciais e uma vida de esforços e trabalho. O presente estudo tem como objetivo desenvolver estratégias de marketing que possibilitem a construção de vantagens competitivas para uma empresa de transporte rodoviário de passageiros, Real Alagoas no seu mercado de atuação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e bibliográfica junto a artigos acadêmicos publicados sobre o tema, livros e benchmarking junto com empresa GOL LINHAS AEREAS. Nesse âmbito, através dos resultados das pesquisas e do benchmarking, foram elaborados planos e ações para a revitalização da empresa Real Alagoas. Como principais conclusões do trabalho, destacam-se a política de segurança, atendimento ao cliente, tecnologia e capacitação.
Abstract: The role of Marketing within organizations has been growing significantly with the passing of time, a competitiveness is a voracious fight these days. Going unnoticed by customers can lead to endless dynasties, great commercial empires and a life of effort and work. The present study aims to develop marketing strategies that allow the construction of competitive advantages for a passenger road transport company, Real Alagoas in its market. For this, a bibliographical and bibliographical research was developed along with published academic articles on the subject, books and benchmarking together with company GOL LINHAS AEREAS. In this capacity, through the results of research and benchmarking, plans and actions were developed for the revitalization of the company Real Alagoas. The main conclusions of the study are the security policy, customer service, technology and training.
Palavras-chave: Transporte rodoviário de passageiros
Marketing estratégico
Vantagem competitiva
Keywords: Road transport of passengers
Strategic marketing
Competitive advantage
Cidade: Recife
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Recife, 2017.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marketing estratégico na Real Alagoas.pdf607.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.