Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/528
Título: Mapeamento do perfil psicossocial dos motoristas de alta performance para melhoria da eficiência operacional: um olhar para o recrutamento e seleção
Autor(es): Cassador, Edson dos Santos
Moreira, Mércia Silva
Marinho, Rosana Fava
Claudino, Viviane da Penha
E-mail: ecassador@piracicabana.com.br
mercia_more@hotmail.com
rosana.fava@gmail.com
vclaudino@comporte.com.br
Orientador: Coelho, Joyce Ajuz
Número da turma: RH - T01
Data do documento: 2021
Citação: CASSADOR, Edson dos Santos et al. Mapeamento do perfil psicossocial dos motoristas de alta performance para melhoria da eficiência operacional: um olhar para o recrutamento e seleção. 2021. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Resumo: A busca por motoristas de alta performance tem sido uma constante dentro das empresas do segmento de transporte de passageiros, desafiando a área de Recursos Humanos a procurar novas formas de encontrar os melhores profissionais. Esse trabalho teve como objetivo demonstrar que é possível estabelecer um arquétipo baseado no perfil psicossocial dos motoristas de alta performance para ser aplicado nos processos de seleção. Considerando o contexto da mobilidade, o transporte é fundamental na vida das pessoas de todo o mundo e também, um desafio com uma complexa teia de variáveis, na qual o motorista profissional possui expressiva participação, uma vez que dirige um veículo de alto valor agregado. Dele depende boa parte da produtividade operacional das organizações, e não menos importante, é ele quem representa as empresas junto ao cliente final, sendo responsável por milhares de vidas durante sua carreira. Justo por isso, as empresas rodoviárias de passageiros devem manter o olhar atento aos motoristas, como é o caso das duas empresas pesquisadas nesse trabalho, que possuem práticas rígidas de acompanhamento de desempenho, bem como, políticas de valorização para os profissionais de alta performance. E foi com base nos dados mantidos por ambas, que se buscou identificar aspectos comuns a um grupo seleto de profissionais, que durante os 365 dias do ano não cometeram nenhuma infração, considerando-se para isso, zero acidente de trânsito, zero avaria nos veículos que dirigiram, zero ocorrência de excesso de velocidade, zero multa de trânsito e nenhuma reclamação de clientes. A partir dos dados ofertados pelas duas empresas, foi identificado um grupo de setenta e cinco profissionais, que se tornaram objeto desse estudo qualitativo, através do mapeamento tanto de aspectos psicológicos, quanto sociais, visando criar um arquétipo de profissional ideal para colaborar tanto no acerto dos processos de recrutamento e seleção, quanto em oportunidades de treinamento e desenvolvimento dos demais profissionais que compõem o quadro de motoristas das empresas de transporte rodoviário de passageiros, a fim de elevar o desempenho operacional e a segurança viária nesse segmento.
Palavras-chave: Seleção
Arquétipo
Motorista
Alta performance
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Recursos Humanos) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Recursos Humanos (RH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mapeamento do perfil psicossocial dos motoristas de alta performance para melhoria da eficiência operacional.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.