Repositório Digital do Transporte

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/521
Título: O novo normal pós-covid: como recuperar a demanda de passageiros e preparar as empresas de transporte coletivo terrestres nos diferentes modais
Autor(es): Oliveira, Guilherme Augusto de
Freitas, João Carlos de
Negreiros, Márcia Espósito Martinez
Basílio Filho, Nilton Marques
Santos, Ricardo dos
Noronha, Thais Fernanda Adami
E-mail: guilherme_aoliveira@hotmail.com
joaofreitas10@gmail.com
marcia.martinez@jcatlm.com.br
nilton@transfacil.com.br
ricardo_santos@metrosp.com.br
thafersil@yahoo.com.br
Orientador: Sousa, Paulo Renato de
Número da turma: GN - T44
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, Guilherme Augusto de et al. O novo normal pós-covid: como recuperar a demanda de passageiros e preparar as empresas de transporte coletivo terrestres nos diferentes modais. 2021.184 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021.
Resumo: O transporte público coletivo é fundamental para a mobilidade urbana de milhões de pessoas nas grandes cidades do país, sendo um meio de locomoção e socialização, para a população e, até mesmo, renda. Porém, o advento da pandemia desencadeada pelo vírus SARS-CoV-2, a maior emergência de saúde pública já imposta ao país, impactou a rotina de milhões de pessoas, dando lugar ao medo e à insegurança, resultando em uma crise sem precedentes no país e impactando brutalmente as empresas de transporte coletivo urbano e rodoviário. Diante de tal realidade, as empresas brasileiras, a exemplo das empresas internacionais, foram obrigadas a organizarem-se repentinamente para adequarem seus serviços aos passageiros diante desta nova realidade. Tais ações foram aplicadas em caráter emergencial e buscavam a precaução adequada, incluindo proteção e cuidado aos passageiros e funcionários, a sanitização correta dos ambientes públicos, assegurando um ambiente altamente desinfetado, e as orientações adequadas aos colaboradores e clientes, minimizando a contaminação nos transportes públicos. Assim, este estudo tem por objetivo desenvolver um modelo de atuação para todas as empresas de transporte coletivo terrestre, de forma a estabelecer um padrão de ações mínimas e ações recomendáveis caso haja uma segunda onda do COVID-19 ou, ainda, um novo vírus inesperado. Estas medidas estruturadas visam assegurar um transporte público coletivo de qualidade, com ambientes altamente higienizados e seguros, de modo a passar a tranquilidade necessária à população, incentivando que utilizem normalmente os serviços e, como resultado, afastando de forma definitiva a crise no setor.
Palavras-chave: Transporte público
Mobilidade urbana
Segurança
COVID-19
Cidade: Campinas
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O novo normal pós-covid.pdf7.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.