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http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sousa, Paulo Renato de | - |
dc.contributor.author | Zambuzi, André Luiz | - |
dc.contributor.author | Guerra, Adilson | - |
dc.contributor.author | Cassiano, Celso De Stéfani | - |
dc.contributor.author | Poveda, Danilo Tadeu | - |
dc.contributor.author | Nogueira Junior, José Sebastião | - |
dc.contributor.author | Santos, Marcos Roberto dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-09T13:19:32Z | - |
dc.date.available | 2021-12-09T13:19:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | en_US |
dc.identifier.citation | ZAMBUZI, André Luiz et al. Gestão de operações: um modelo que promova a eficiência na gestão de custo com pedágios. 2021.89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021. | en_US |
dc.identifier.uri | http://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/520 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, Campinas, 2021. | en_US |
dc.description.abstract | Brazil is a country with a continental extension, with major deficiencies in the areas of infrastructure, regulatory, fiscal and tax. In this scenario, the toll cost is one more account that adds up and often goes unnoticed and without controls by companies. The objective of the presented work is to propose a management model for toll expenses, aiming to pay only what is required by law and to reduce expenses with fees and charge errors to the maximum. According to the Brazilian 1988 Federal Constitution, taxes do not have the obligation to be related to any specific use, that is, the tax is not linked to a specific service, such as the IPVA is intended for the state and municipal government and can be used in education, public health, and safety, not necessarily on vehicle traffic routes. Without specifically earmarked founds for road maintenance, Brazil has already gone through moments of extreme logistical difficulties, in which costs for repairing broken vehicles and high fuel consumption due to poor road maintenance were the usual scenario throughout the national territory. Thus, the concession system, which introduced toll charge, came to greatly improve the condition of state and federal roads. Despite the advantages that the concessions brought, it is necessary to take a close look at tolls expenses and manage these costs, to avoid errors and expenses greater than those due. In this sense, a research was conducted to understand how toll costs are controlled and then a solution was proposed so that management can be carried out efficiently, automatically and at the lowest cost, thus enabling logistical operators to take advantage that toll roads provide, paying only what is necessary for that. | en_US |
dc.subject | Pedágio | en_US |
dc.subject | Logística | en_US |
dc.subject | Gestão de custos | en_US |
dc.subject | Eficiência | en_US |
dc.title | Gestão de operações: um modelo que promova a eficiência na gestão de custo com pedágios | en_US |
dc.contributor.email | andre@mosca.com.br | en_US |
dc.contributor.email | adilson.guerra@yahoo.com.br | en_US |
dc.contributor.email | celso@purilub.com.br | en_US |
dc.contributor.email | poveda@inicialtransportes.com.br | en_US |
dc.contributor.email | jose.nogueira@viacaocometa.com.br | en_US |
dc.contributor.email | marcos.rsantos@viacaocometa.com.br | en_US |
dc.publisher.city | Campinas | en_US |
dc.subject.keyword | Toll | en_US |
dc.subject.keyword | Logistics | en_US |
dc.subject.keyword | Cost management | en_US |
dc.subject.keyword | Efficiency | en_US |
dc.description.resumo | O Brasil é um país de extensão continental, com grandes deficiências nas áreas de infraestrutura, regulatória, fiscal e tributária. Nesse cenário, o custo com pedágio é mais uma conta que se soma e, muitas vezes, passa despercebida e sem controle pelas empresas. O objetivo do trabalho apresentado é propor um modelo de gestão para os gastos com pedágio, visando pagar apenas o que é exigido pela legislação e reduzir ao máximo gastos com tarifas, mensalidades e erros de cobrança. De acordo com a Constituição Federal de 1988, os impostos não têm a obrigação de contraprestação, ou seja, o imposto não está vinculado a um determinado serviço. Por exemplo, o IPVA é destinado ao governo estadual e municipal e pode ser usado na educação, saúde e segurança pública, não necessariamente nas vias de circulação de veículos. Sem uma verba destinada especificamente à manutenção das estradas, o Brasil já passou por momentos de extrema dificuldade logística, nos quais custos com conserto de veículos quebrados e alto consumo de combustível devido à má conservação das vias eram o cenário vigente em todo o território nacional. Dessa forma, o sistema de concessão, introduzindo a cobrança de pedágios, veio para melhorar em muito a condição das estradas estaduais e federais. Apesar das vantagens que as concessões trouxeram, fazem-se necessárias a fiscalização da cobrança de pedágios e a gestão desses custos, para, assim, evitar erros e gastos maiores do que os devidos. Nesse sentido, procurou-se entender como é feito o controle dos gastos com pedágios e propor uma solução para que seja feita uma gestão de forma eficiente, automática e com os menores custos possíveis, possibilitando, assim, que os operadores logísticos aproveitem as vantagens que as vias pedagiadas trazem, pagando apenas o necessário para isso. | en_US |
dc.description.class | GN - T44 | en_US |
Aparece nas coleções: | Gestão de Negócios (GN) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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