Repositório Digital do Transporte

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Título: Estudo de atratividade para terminal retro portuário bandeira branca na região do Porto de Santos
Autor(es): Xavier Neto, Abílio
Massuqueto, Emerson Luiz
Caburon, Ewerton
Oliveira, João Clineu de
Gil, Leandro de Souza
Chavarelli, Marcos de Oliveira
E-mail: operacional1_sp@grancargo.com.br
emassuqueto@rumolog.com
tomcaburon@hotmail.com
jclineudeoliveira@gmail.com
leandro.gil@rumolog.com
marcos.chavarelli@vli-logistica.com.br
Orientador: Ferreira, Paulo César Pêgas
Número da turma: GN - T43
Data do documento: 2021
Citação: XAVIER NETO, Abílio et al. Estudo de atratividade para terminal retro portuário bandeira branca na região do Porto de Santos. 2021.76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta como tema principal o estudo da obtenção de eficiência operacional em uma companhia ferroviária, tendo sido o objeto de estudo uma empresa que atuam na malha paulista, que denominamos um nome fictício como JENCLE, especificamente em seu corredor na malha Paulista, localizado em uma área considerada estratégica, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, os quais utilizam desse modal para escoamento de produtos destinados predominantemente a exportação. A produtividade dos trens que operam neste corredor está com índices abaixo do esperado, gerando assim um elevado tempo operacional e consequentemente uma baixa eficiência na utilização dos ativos. Tais fatores operacionais contribuíam muito para baixa eficiência operacional, gerando assim um elevado tempo de espera dos trens no terminal de Santos. Com o objetivo de atender o aumento da eficiência operacional dos trens na malha paulista e reduzir a utilização do transporte rodoviário para escoamento da produção dos estados atendidos pelo corredor, foi estudado uma adequação no modelo operacional com a construção de um terminal retro portuário antes da chegada do porto de Santos, construção de um simulador operacional e uma análise financeira dos benefícios dessa adequação.
Abstract: The present academic work is the study of operational efficiency in a specific company, with the object of study being a company operating in the São Paulo network, which we used a fictional name, JENCLE, specifically train aisle in São Paulo network, located in strategic, covering the states of Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná and São Paulo, which use this modal for the disposal of products intended predominantly for export. The productivity of the trains that operate this train aisle is below indexes, thus generating a long operating time and consequently a low efficiency in the use of assets. Such operational factors contributed a lot to low operational efficiency, thus generating a long waiting time for trains at the Santos terminal. In order to meet the increase in the operational efficiency of trains in the São Paulo network and reduce the use of road transport for the flow of production from the states served by the train’s aisle, an adaptation in the operational model was studied with the construction of a Port Retro Terminal before the arrival of the Santos port, construction of an operational simulator and a financial analysis of the benefits of this adaptation.
Palavras-chave: Logística
Terminal
Retro portuário
Ferrovia
Eficiência operacional
Keywords: Logistics
Terminal
Port retro terminal
Rail
Operational efficiency
Cidade: São Paulo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão do Negócio) - Fundação Dom Cabral; Instituto de Transporte e Logística, São Paulo, 2021.
Aparece nas coleções:Gestão de Negócios (GN)

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